Um projeto bem interessante vem rolando nas redes. É o Festival das Marias – Festival Internacional de Artes no Feminino, uma série audiovisual que destaca 12 mulheres do universo da música, cuja publicação é simultânea ao lançamento de seus respectivos singles nas plataformas digitais. Dessa vez apresenta a cantora e compositora Mariana Bisonti na série musical 12 Histórias, que dá sequência às atividades que antecedem a edição 2021 do evento, previsto para acontecer em novembro.
A partir do dia 17 de setembro (sexta, às 11 horas da manhã) estará disponível no YouTube do Festival das Marias o microdocumentário sobre a artista e seu novo single, “Topografia”. As artistas falam sobre as particularidades de suas composições e sobre o papel da música em suas vidas, evidenciando suas relações pessoais com a arte.
Os documentários, bem como os singles, foram produzidos e gravados no estúdio O’Sete Arte, em Diadema, com a direção artística de Letícia Aoki e produção musical do baterista Gudino Miranda. A princípio, a ideia de 12 Histórias surgiu em 2018, quando Gudino e Letícia produziram os quatro primeiros episódios de forma independente. Dois anos depois, o projeto foi concluído com o apoio do Governo Federal e da Secretaria de Cultura de Diadema, por meio da Lei Aldir Blanc. O Festival das Marias entra como parceiro do O’Sete Arte para dar palco à música dessas mulheres, difundir suas histórias e contemplar o fazer feminino.
Próximos
Os próximos episódios de 12 Histórias serão com Stela Nesrine (outubro), Pri Rosa (novembro) e Funmilayo Afrobeat Orquestra (dezembro). O Festival das Marias já disponibilizou as oito primeiras histórias: Amanda Temponi (Não Estou Artista), Sejuh (Você Diz que a Vida Passou), Re Chandra (Infinity Voice), Julia Pagano (Repara), Eva Treva (Barata), Nathalie Alvim (Outro), Tabatha Sanches (Sinais) e Flávia Ellen (Um Tanto Bom).
Nascido em Portugal, em 2019, o Festival das Marias – Festival Internacional de Artes no Feminino se apresenta como palco do feminino, trazendo discussões de temas pertinentes ao fazer artístico da mulher e colocando criações femininas sob os holofotes. As protagonistas são mulheres brasileiras que atuam na música, nas artes cênicas, na literatura e nas artes visuais, entre outras áreas artísticas. O objetivo é incentivar e difundir o fazer nas artes pelo feminino, provocando reflexões sobre o impacto das desigualdades na vida das mulheres.
A primeira edição no Brasil, realizado pela Belic Arte.Cultura, aconteceu em novembro de 2020 em formato online, partir da cidade de São Paulo. Em 2021, o Festival das Marias no Brasil acontece entre os dias 18 e 25 de novembro, a partir das cidades de São Paulo e São Bernardo do Campo, simultaneamente à realização em Portugal, onde segue até 27/11.