Paquetá volta a ter praias liberadas para banho após reparo em esgoto

Obras fizeram com que os cerca de 52 milhões de litros de rejeitos produzidos no local não sejam mais despejados na Baía de Guanabara

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto : Rafael Catarcione

O bairro de Paquetá passou a ter tratamento em todo o esgoto produzido na ilha, sem despejo na Baía de Guanabara, depois de passar por obras de saneamento que duraram quase uma ano. Em função da revitalização, as praias da região voltaram a ficar limpas e próprias para banho. Agora, todo o esgoto passa a ser transportado por nove quilômetros, através de uma tubulação subaquática que já existia, para ser tratado na principal estação de São Gonçalo, que fica no Boa Vista. O investimento foi de cerca de R$ 26 milhões.

Além da implantação da nova elevatória, a Ilha de Paquetá também tem recebido a reforma de outras quatro estações de bombeamento, na implantação de 360 metros de rede coletora e na interligação na tubulação subaquática. Essas intervenções proporcionaram maior eficiência ao sistema de coleta e tratamento do esgoto, refletindo na balneabilidade de praias.

Em um levantamento realizado recentemente pelo Inea, é possível constatar que a qualidade das águas em Paquetá tem apresentado uma melhora significativa desde o ano passado. Ao longo de 2023, praias como Imbuca, Grossa e José Bonifácio aparecem liberadas para banho em mais de 80% dos boletins laboratoriais, enquanto em 2022, a média das mesmas praias era de menos de 30%.

Os resultados observados também são fruto do coletor tronco de Manguinhos, que foi entregue em junho deste ano pelo Governo do Estado. A estrutura tem a capacidade de tratar 1,2 mil litros de esgoto por segundo que seriam despejados na baía, além de beneficiar cerca de 600 mil pessoas na Zona Norte da capital fluminense. Outra frente de trabalho para a região é a construção do coletor tronco Faria Timbó, que tem conclusão prevista para o ano de 2024.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Paquetá volta a ter praias liberadas para banho após reparo em esgoto
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui