Para consumidores fluminenses, a economia do Rio melhorou no mês de junho

Melhora do consumo de bens duráveis nas situações presente e futura, deixou cariocas e fluminenses mais confiantes na retomada econômica

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

Um levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) verificou que consumidores fluminenses nutrem expectativas mais positivas em relação à economia do Estado do Rio de Janeiro, neste primeiro semestre. De acordo com IFec RJ, em junho, o índice geral registrou um acréscimo de 89,4 pontos, em relação a maio, que atingiu 84,7 pontos.

A elevação do indicador teria sido embasada, segundo o Instituto, na melhora do consumo de bens duráveis nas situações presente e futura. O IFec RJ ouviu 314 consumidores fluminenses, entre os dias 22 e 30 de junho.

Segundo o levantamento, no que diz respeito à situação presente, o mês de junho atingiu 77,4 pontos, contra 75,0 do mês de maio. Os bens duráveis puxaram a alta: de 74,9 para 85,0 pontos.

Quanto à situação futura, os números também foram favoráveis. O mês de junho atingiu 97,3 pontos, diante dos 91,1 pontos do mês de maio. Na sondagem anterior, o mês de junho atingiu a marca de 99,0 pontos, e maio 89,6.

Advertisement

As expectativas sobre a confiança na economia fluminense também foram avaliadas no estudo. Na comparação entre maio e junho foi registrada uma alta do número de consumidores que acreditam na retomada da economia do Rio – a elevação foi de 26,8%, em relação aos 22% da pesquisa anterior. Segundo o IFec RJ, o resultado é o segundo melhor de 2023, perdendo apenas para o mês de janeiro, que registrou a melhor marca do ano.  

O diretor executivo do IFec RJ, João Gomes, projetou um segundo semestre positivo para a economia do Estado, diante da “desaceleração da inflação e queda do dólar”.

“Devido à tendência de desaceleração da inflação e queda do dólar, e consequentemente a perspectiva de queda da taxa referencial de juros da economia, esperamos que o segundo semestre seja marcado pela consolidação deste movimento positivo”, ressaltou João Gomes.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Para consumidores fluminenses, a economia do Rio melhorou no mês de junho
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui