Pelo terceiro ano consecutivo faço a cobertura da abertura para convidados e imprensa da ArtRio (rolou ontem 09.09.15) e esse é um evento que sempre separo tempo no meu calendário pra curtir. Além d’eu super curtir esse mundo artsy com seus papos interessantes e sua busca pela harmonia entre o ousado, o inovador e o atemporal, amo todo o lifestyle que gira em torno dos galeristas, artistas, colecionadores, compradores e influenciadores digitais.
Já comecei amando a edição desse ano por estar mais enxuta, o que acaba dando pra você ver e absorver mais histórias sem sentir que não deu tempo de conhecer tudo. Pra entrar nesse mundo cool da arte sugiro já parar no carrinho da Perrier Jouet para tomar uma taça do melhor champanhe que existe, pelo menos na minha opinião.
Entrando no Armazém 1 procure a Whitestone Gallery (Stand C-3) de Tóquio que está com uma curadoria incrível e nela você já percebe o estilo de arte que mais me atrai, porque poucas nesse armazém remetem a trabalhos desse mesmo estilo.
Se já tiver batendo uma fome vale a pena parar num espaço destinado aos food trucks e conhecer o Nhac: eu fui de Mini Penne com Meatballs e Molho de Queijo e não me arrependi. É uma boa porção, super te alimenta e aí deu pra entender porque suas Meatballs são o carro-chefe desse food truck todo influenciado pela culinária italiana.
Depois de um picolé da Kibon e uma água com gás Minalba (alô publi), fui direto pro Espaço do Rock in Rio que convocou quinze designers gráficos brasileiros e estrangeiros para produzirem 30 cartazes relativos aos anos 1985 e 2015 em comemoração aos trinta anos do festival. A participação do Rock in Rio na ArtRio só vem mostrar que a combinação de música e arte dá samba, ou rock, ou pop; o estilo da trilha sonora fica a seu critério.
No Armazém 4 pra mim os highlights são o stand da Matias Brotas Arte Contemporânea (V-13) e o da Blau Projects (V-10), que fazem parte do meu estilo de arte – contemporâneo e cool!
Na Matias Brotas já rolou um relacionamento com as queridas Flávia Dalla e Lara Brotas, além da recepção calorosa e de super me deixarem à vontade, a galeria fica em Vitória, onde já morei anos atrás e tenho muitos amigos queridos. E elas vieram pra ArtRio com uma ideia espetacular: o Clube do Colecionador da Matias Brotas que chega a sua terceira edição lançada na própria ArtRio.
Essa edição conta com obras dos artistas Vanderlei Lopes (bronze polido), Lara Felipe (desenho), Mai-Britt Wolthers (gravura em metal) e Antonio Bokel (escultura). Serão 40 participantes que receberão as obras trimestralmente e poderão adquirir sua cota diretamente pelo site da galeria. Ao final de cada edição, cumprindo com o objetivo principal de aproximar o público da arte contemporânea, do artista e de sua produção, a Matias Brotas promove um encerramento do Clube onde os colecionadores poderão conhecer um pouco mais sobre as obras e terão a oportunidade de dialogar com os artistas.
A Blau Projects, que eu já fiz matéria da última ArtRio e também na sua galeria em SP em um roteiro de dicas da cidade ano passado, volta a ArtRio com o Vitor Mizael que lança uma nova instalação e esteve ontem na abertura. Nosso bate-papo de mais de uma hora ano passado abriu minha cabeça quanto à arte contemporânea.
Quando sair da Blau Projects você vai dar de cara com a entrada da IDA, a feira de design arte que anda paralela à ArtRio. Passe por todos os stands e olhe as maravilhosas peças, mas não deixe de passar (e comprar!!) pelo stand da AMMA Store dos irmãos Caio, Beatriz e Gilda Andreazza Morbin, que é especializada em design contemporâneo brasileiro. Eles expõem e vendem objetos para casa e acessórios de uso pessoal feitos em parceria com jovens designers e artistas, em edições limitadas.
Além de serem uns queridos, eles auxiliam os designers inclusive na execução e confecção das peças, buscando fornecedores e colocando outros parceiros para contribuírem com os produtos. Para a ArtRio eles estão trazendo os lançamentos da série Luz Peculiar composta de candelabro, castiçais, lamparina e arandela feitas com porcas e barras roscadas de aço carbono dos designers Marcelo Stefanovicz e Leo Capote (que eu ainda ganhei uma miniatura em edição limitada!!!); do Lambe Lambe Indoor (tão carioca) que é um revestimento de parede – chiquérrimo – desenvolvido pelas artistas Adriana Pedrosa e Carlota Gasparian; e das Luminárias Triângulo da dupla de designers Alexandra Albuquerque e Gabriel Valdivieso.
Esse roteiro foi projetado para ser realizado durante cinco horas dentro da ArtRio, considerando momentos para muitas fotos e paradas para comer e beber à vontade.
Obs.: o Bradesco instalou máquinas que recarregam smartphones em toda a extensão dos Armazéns. Por isso, não se esqueça das #artrio2015 e #diariodorio nas suas fotos.