Para evitar evasão escolar, Projeto social distribui óculos de grau para crianças da Rocinha

Para chegar às crianças necessitadas, o projeto realiza uma triagem junto a centros sociais de atendimento à criança ligados a entidades, como a Fundação Abrinq

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Divulgação

Na Rocinha, Zona Sul da capital, estudantes e crianças que participam de projetos com o Tamujunto (TMJ) receberam óculos de grau no âmbito do projeto Olhares do Bem. A iniciativa tem como objetivo combater a evasão escolar relacionada a problemas de visão.

Os óculos foram entregues durante uma solenidade realizada na tarde do último sábado (24), no Ciep 303 Ayrton Senna da Silva, na autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell, 15. Após uma triagem em 400 crianças da Escola Municipal Francisco de Paula Brito, foram entregues 45 óculos de grau às crianças com problemas de refração.

Fabrício Ronaldo Vieira, gerente técnico da rede Mercadão dos Óculos, responsável pelo projeto Olhares do Bem, explicou que uma das causas do abandono escolar na rede pública está relacionada a problemas de visão, que muitas vezes não são devidamente diagnosticados. Sem contar que nem sempre os pais das crianças dispõe de recursos financeiros para comprar o equipamento.

“Um dos principais motivos que leva a criança a abandonar a escola são problemas relacionados à visão, como a miopia e hipermetropia e principalmente a falta de diagnóstico para uso dos óculos”, disse Fabrício Ronaldo, destacando que, nesta edição, Olhares do Bem contou com a parceria da TMJ Rocinha e da Família na Mesa, associações atuantes na favela.

Advertisement

Somente 2023, o Olhares do Bem doou mil óculos e atendeu a cerca de 5.500 crianças em iniciativas no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Paraná e Rio Grande do Sul.

Para chegar às crianças necessitadas, o projeto realiza uma triagem junto a centros sociais de atendimento à criança ligados a entidades, como Fundação Abrinq, SAS Brasil e projeto Favela 3D.

A consulta oftalmológica é realizada após a triagem. As crianças escolhem os óculos, e com a entrega do equipamento, a ação é encerada no local contemplado.

A franquia Mercadão dos Óculos promove ainda uma ação interna na qual cada óculos completo com lentes Eurolux 4k vendido, permite a doação de um óculos de grau a uma criança em situação de vulnerabilidade social.

“Para incentivar a participação no projeto, o cliente recebe no ato da compra um certificado de participação no Olhares do Bem”, explicou Fabrício Ronaldo Vieira, acrescentando que outros franqueados também realizam ações colaborativas: “Eles incentivam a compra das lentes nas lojas e são convidados para participar das triagens e entregas que acontecem em sua região”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Para evitar evasão escolar, Projeto social distribui óculos de grau para crianças da Rocinha
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui