Apesar de toda a contenda política de Belford Roxo, em que dois grupos que antes eram aliados e hoje travam o que vem sendo chamado de “Game Of Thrones da Baixada”, ao que tudo indica, o deputado estadual Márcio Canella não teria qualquer vantagem em ser candidato à Prefeitura da cidade.
Canella responde a alguns processos criminais que podem levá-lo a precisar dessa intervenção da Alerj para que sua liberdade não corra riscos, afinal, como deputado estadual é privilegiado com a imunidade parlamentar. O que não ocorreria caso fosse prefeito, que não goza de imunidade, podendo ser preso ou processado a qualquer momento e sem possibilidade de ajuda por intervenção ou licença alheia.
Isso sem contar com a perda do “poder” político, já que não teria mais acesso às indicações de cargos importantes que hoje são depositadas em sua “cota”, como, por exemplo, a chefia do Detran-RJ, o RioPrevidência e outros órgãos politicamente relevantes no cenário estadual. Além de perder todo poder de barganha com o Governo do Estado, já que não teria mais voto e nem voz na Assembleia Legislativa, enfraquecendo-o politicamente perante outros deputados que herdarão esse espólio de guerra junto ao governador.
Por outro lado, com a decolagem política do atual presidente da Alerj e candidatíssimo ao Governo do Estado, Rodrigo Bacellar, Canella seria a grande aposta para a presidência da Assembleia Legislativa, mantendo “tudo como dantes no quartel de abrantes”. Dito isso, é importante voltar à pergunta inicial: será que Marcio Canella vai mesmo ser candidato a prefeito?