A cor do uniforme do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMERJ) passará por mudanças para se alinhar aos padrões internacionais. Agora, o uniforme dos militares será da cor laranja, que chama mais atenção em casos de emergências em matas, florestas e deslizamentos, especialmente à noite.
O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral e do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro, destacou que a nova identidade visual da corporação deve gerar mais segurança para os profissionais, além de permitir uma identificação rápida por parte da população.
“O laranja é a cor internacional do salvamento mundo afora. A modernização se fazia necessária em função das novas tecnologias de atuação dos bombeiros militares, do surgimento de novos serviços no âmbito da corporação e da evolução estética das peças de vestuário em geral. Além de mais segurança e conforto para os bombeiros, a nova identidade visual ajudará na rápida identificação dos militares pela população e dificultará plágios”, explicou o militar ao jornal O Globo.
A farda foi desenvolvida em parceria com o Senai Cetiqt e foi produzida com tecido resistente, flexível e confortável. Além disso, o fardamento conta com compartimentos extras para o acondicionamento adicional de materiais de socorro.
A corporação destacou que a mudança não implicará em despesas extras para os contribuintes. Somente cabos, soldados e cadetes deverão usar o uniforme, conforme previsto em lei. Militares de outras patentes terão acesso ao auxílio-fardamento periódico, especialmente em caso de promoção, para a troca gradativa dos fardamentos.
As informações e a imagem são do jornal O Globo.
Como sempre, os oficiais são preservados das mudança (de usar o novo uniforme), isto não em benefício de todos, do interesse público, mas nos próprios interesses…