Parado há mais de cinco anos, teleférico do Morro da Providência tem previsão de retorno

Testes estão sendo realizados no transporte para verificar as condições do sistema; a Prefeitura afirma que o teleférico pode voltar a circular em 2023

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Habitação - SMH (2014)

De acordo com a Prefeitura o teleférico do Morro da Providência poderá voltar a circular em 2023. Desde sexta-feira passada, (22/07), técnicos da empresa austríaca Doppelmayr (fabricante da estrutura) testam os equipamentos para verificar as condições de conservação do sistema. O transporte está parado há seis anos por falta de verbas.

Os testes irão determinar se haverá necessidade de substituir engrenagens ou outras peças. Só assim a prefeitura vai ter noção do custo total da revitalização. O que o município já sabe é que precisará gastar pelo menos R$ 5,7 milhões na reforma física das três estações (Américo Brum, Gamboa e Central).

O sistema ficou parado tanto tempo que até a sinalização de orientação dos passageiros terá que ser trocada. De 2014, os mapas exibidos nas estações mostram um Centro do Rio bem diferente: não aparecem ali, por exemplo, a Yup Star Rio (a roda-gigante do Porto), as três linhas do VLT (não estavam prontas) e até prédios novos, como o Acqwa Corporate, inaugurado em 2021.

O presidente da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), Gustavo Guerrante, diz, ao Extra, que será mantida a gratuidade das passagens, modelo adotado nos dois anos em que operou (de 2014 a 2016).

Advertisement

“O sistema não é autossustentável. O custo de operação é de R$ 1,5 milhão por mês. O que vamos avaliar é se haverá possibilidade de parcerias com a iniciativa privada, algum tipo de patrocínio”, afirma Guerrante.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Parado há mais de cinco anos, teleférico do Morro da Providência tem previsão de retorno
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui