O Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura de Paraty e a Eletronuclear assinaram, nesta quinta-feira (15), o Termo de Cooperação Técnica para o início da segunda etapa das obras de esgotamento sanitário, com a construção da primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da área urbana da cidade, a ETE Paraty. A primeira fase da intervenção, orçada em R? 44 milhões, vai beneficiar mais de 15 mil pessoas. As obras estão à cargo da Águas de Paraty, concessionária do Grupo Águas do Brasil.
Ao término das obras, a expectativa é de que de 45% da população de Paraty tenha acesso a esgoto tratado. A inciativa vai evitar a proliferação de doenças e reduzir impactos ambientais, segundo o gerente-geral da Águas de Paraty, Alberto Costa.
“Esta obra marca o compromisso e a responsabilidade da concessionária Águas de Paraty com a população e com o município de forma geral. Com esta construção, trataremos os esgotos de 45% da população, levando mais qualidade de vida, saúde e preservando o meio ambiente. Hoje, a cidade que já conta com 100% de água tratada na área de atuação da empresa, inicia essa parte importante do saneamento, tratando também o esgoto da população”, disse o representante da Águas de Paraty.
A estação modular de tratamento de esgoto será construída no bairro Jardim Riviera, nas proximidades do trevo da cidade. A primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) terá 23,2 quilômetros de redes coletoras e de recalque, além de 7 elevatórias de esgoto bruto e uma ETE, com capacidade inicial de 43,3 litros/s.
O prefeito de Paraty, Luciano Vidal (MDB), ressaltou os ganhos em termos de saúde promovidos pelo tratamento do esgotamento sanitário da cidade. Com a medida, ele espera que os atendimentos de crianças e idosos em postos de saúde sejam reduzidos.
“Estamos fazendo um trabalho com muita atenção e respeito à população. Isso faz com que a gente aumente o percentual de tratamento de esgoto na cidade de Paraty, o que representa melhoria na saúde. Vamos ter menos pessoas procurando os postos de saúde, principalmente crianças e idosos”, afirmou Vidal.
Compareceram à assinatura do Termo de Cooperação Técnica: o vice-governador Thiago Pampolha (União Brasil), o prefeito Luciano Vidal, e Alberto Costa, representante da Águas de Paraty.