Parceria entre Degase e Senac oferta qualificação profissional a socioeducandos e seus familiares

Alunos do programa, familiares e egressos do Degase terão acesso a vagas de cursos profissionalizantes gratuitos nas unidades Senac RJ

Degase Divulgação

O Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) firmou na tarde de hoje (18), uma parceria inédita com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – (Senac RJ) em prol da socioeducação. A iniciativa, com previsão de início para o mês de agosto, tem como objetivo profissionalizar jovens que cumprem medida socioeducativa de semiliberdade, familiares e egressos do sistema, ofertando cursos de informática fundamental e socioemocionais, além da qualificação em diversas áreas de atuação, como tecnologia, inovação, beleza, gastronomia, turismo, moda, design, entre outros.

As aulas serão ministradas no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD) Bonsucesso, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Bangu, Santa Cruz, Nilópolis, Ilha do Governador, Teresópolis, Volta Redonda, Barra Mansa, Cabo Frio, Niterói, São Gonçalo, Macaé e Campos dos Goytacazes, além de unidades Senac RJ distribuídas em todo o estado. Para os familiares e egressos, haverá a oferta de turmas gratuitas em cursos de capacitação, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), com auxílio-transporte incluso.

“O caminho do sucesso só pode ser trilhado com muita dedicação e estudo, por isso é uma busca constante mostrar esta realidade para os jovens que não possuem perspectiva de mudança. Nosso propósito é oferecer alternativas no momento presente para que o futuro deles seja diferente do que estão acostumados”, declarou o diretor-geral do Degase, Victor Poubel.

Viabilizar uma prática educacional e profissional, que desenvolva habilidades e autonomia na formação dos jovens para o exercício da cidadania, é o objetivo do Departamento. Ao final do curso, todos receberão certificados de conclusão e poderão contar com o Banco de Oportunidades, área de negócios do Senac RJ que aproxima alunos e empresas no mundo do trabalho.

“Ampliar as possibilidades de acesso à qualificação profissional a essas pessoas aumentará o potencial de ressocialização e tem um poder imenso de transformação na vida deles e de seus familiares. Este é um momento transformador para toda a sociedade e estamos muito orgulhosos de fazer parte disso”, concluiu a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.

O termo de assinatura foi assinado na sede do Sistema Fecomércio RJ e estiveram presentes o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, o diretor geral do Degase-RJ, Victor Hugo Poubel, o diretor regional do Senac RJ, Sérgio Ribeiro, a primeira-dama do Rio de Janeiro, Analine Castro, a Desembargadora e Vice-Presidente do GMF/RJ, Suely Lopes Magalhaes, além de secretários e subsecretários de estado, deputados e membros do judiciário atuantes nas áreas da infância e da juventude no estado do Rio de Janeiro.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui