Parceria entre MRS e Instituto Mais Ação oferece acesso ao esporte para quase mil crianças e adolescentes

Os participantes são de cidades de Minas Gerais e do Rio de Janeiro e frequentam ainda aulas de inglês online, para prepará-los para o mercado de trabalho.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
MRS e Instituto Mais Ação

Uma parceria entre a MRS Logística e o Instituto mais Ação – ONG mineira que promove não apenas o desenvolvimento esportivo, mas também impulsiona a integração e inclusão social – oferece acesso ao esporte para 974 alunos de 6 a 17 anos, em sua maioria da rede pública de ensino, em cidades mineiras e cariocas como Juiz de Fora e São João de Meriti, respectivamente. O projeto ‘‘Semear Esportes’’, que está em sua terceira edição, começou em dezembro de 2020 e, só no ano passado, atendeu mais de 900 inscritos. Novas turmas serão abertas a partir de agosto deste ano.

Na prática, os atendidos participam de aulas semanais, organizadas em categorias, que levam em conta a faixa etária dos alunos. As modalidades oferecidas são voleibol e futsal. Essas aulas ocorrem por meio de parceria com as prefeituras, secretarias de educação e esportes, utilizando os espaços como ginásios, escolas públicas e quadras das comunidades. Os participantes têm a oportunidade, inclusive, de competir em amistosos e festivais ao longo do projeto.

Além de oferecer as modalidades esportivas de forma gratuita, o projeto também disponibiliza aulas de inglês online para preparar os jovens para o mercado de trabalho, cada vez mais competitivo.

”Sou aluna do Semear Esportes 3 e o vôlei é o esporte que amo. Agradeço ao Instituto Mais Ação e a patrocinadora MRS pela oportunidade em fazer parte deste projeto tão importante para nós”, diz Emilly Rodrigues, 13 anos, beneficiária de São João de Meriti, Rio de Janeiro.

Advertisement

Segundo Bernard Bedim, Gerente de Relações Institucionais da MRS, o Semear transcende a mera atividade esportiva. “Essa parceria vai além do apoio financeiro, refletindo o compromisso da MRS com o potencial humano presente em cada participante e com a crença no poder do esporte em construir um futuro mais inclusivo, seguro e justo para todos”, explica.

“O Semear busca contribuir na formação de crianças e adolescentes. Nesse sentido, além do esporte, oferecemos atividades educativas com o objetivo de enriquecer o aprendizado e desenvolvimento integral. Os alunos recebem gratuitamente uniforme (camisa, bermuda e meião), que dão conforto durante as atividades, aulas de inglês online, palestras inspiradoras e ações de conscientização ambiental, ampliando seus horizontes e promovendo valores essenciais para o seu crescimento pessoal e social”, disse Alexandre Seixas, gerente do projeto.

No Rio de Janeiro, o projeto está presente em Itaguaí, Paraíba do Sul e São João de Meriti. Em Minas Gerais, o ‘‘Semear Esportes’’ é executado em Carandaí, Contagem e Juiz de Fora. Ainda em 2024, o projeto será expandido para o município mineiro de Conselheiro Lafaiete, atendendo mais beneficiários. Para mais informações de inscrição, turmas e até mesmo para realizar uma doação, acesse o site do Instituto Mais Ação.

Sobre a MRS – A MRS é uma operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, região que concentra cerca da metade do PIB brasileiro. A companhia está entre as melhores ferrovias de carga do mundo, com produção quase quatro vezes superior àquela registrada na década de 90. A malha ferroviária conecta regiões produtoras de commodities minerais e agrícolas a alguns dos principais parques industriais do país aos maiores portos da região Sudeste, o que gera uma operação de transporte diversificada, como contêineres, siderúrgicos, cimento, bauxita, agrícolas, coque, carvão e minério de ferro. Aproximadamente 20% de tudo o que o Brasil exporta e um terço de toda a carga transportada por trens no país passam pelos trilhos da MRS. 

Sobre a Lei de Incentivo ao Esporte – A Lei nº 11.438/06 – Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) –, como é mais conhecida, permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos das diversas manifestações desportivas e paradesportivas distribuídos por todo o território nacional. Por meio de doações e patrocínios, os projetos executados via Lei de Incentivo ao Esporte atendem crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas com deficiência e idosos. Mais do que um instrumento jurídico, trata-se de uma inovação e um avanço na consolidação do paradigma do esporte como um meio de inclusão social.

Sobre o instituto – O Instituto Mais Ação é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais. Criado em maio de 2018 por um grupo de amigos motivados pelo poder transformador do esporte, sua meta é promover a integração e a inclusão social, facilitando a convivência e o vínculo entre crianças e adolescentes por meio de atividades esportivas e educacionais. Atualmente, o Mais Ação executa os projetos Mais Ação Olímpico, Mais Ação Voleibol, Semear Esportes e Sementinhas do Esporte, todos gratuitos.

Para mais informações: comunicacao@institutomaisacao.com

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Parceria entre MRS e Instituto Mais Ação oferece acesso ao esporte para quase mil crianças e adolescentes
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui