Foto: Divulgação

O MetrôRio firmou parceria com o Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio) com o objetivo de incentivar a doação de sangue na cidade do Rio. Nos dias 8 e 9 de agosto, quem for ao Hemorio para doar sangue receberá passagens de ida e volta de metrô. No total, serão disponibilizados 500 cartões unitários, distribuídos no instituto por ordem de chegada, após a coleta de sangue.

A ideia é incentivar a doação, facilitando o transporte dos possíveis doadores de sangue. O Hemorio recebe, em média, 150 doadores por dia, enquanto o ideal, para manter os estoques de sangue em níveis seguros, seria receber cerca de 300 pessoas.

Pao-do-Ouvidor
Cada vez mais, o Shopping Paço do Ouvidor se fortalece como ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço.

Quem pode doar
Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável.

Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Também não é recomendado ingerir bebidas alcoólicas por 12 horas antes do procedimento. Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos de idade, nem estar expostas a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, aids, hepatite e doença de chagas). Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue.

Para chegar ao Hemorio, os doadores podem descer na estação Central do metrô e utilizar o acesso D – Praça da República. O instituto fica na Rua Frei Caneca, 8, próximo ao Hospital Municipal Souza Aguiar, e funciona das 7h às 18h.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui