Parceria entre RioFilme e Rio Convention Bureau promove o Rio como cenário de produções audiovisuais

"Além de fomentar a economia da cidade, ter mais produções sendo realizadas aqui é fazer desses filmes um cartão de visita da nossa cidade", disse a executiva Rio CVB

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A beleza da cidade do Rio de Janeiro, que já foi cenário de filmes, como: O Incrível Hulk, Saga Crepúsculo e Velozes e Furiosos, ganhou um novo impulso para abrigar produções audiovisuais internacionais. O Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB) e a RioFilme, através da Rio Film Commission, fecharam uma parceria nesta segunda-feira (10), na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), sede do RioMarket, área de negócios do Festival do Rio, para incentivar este mercado na cidade.

Tramites para contratação de produções, contatos com fornecedores locais e visitas técnicas, além de fornecimento de material de divulgação, como showcases e vídeos, ficarão a cargo da Rio CVB. Roberta Werner, diretora-executiva da instituição afirmou que o Rio CVB já possui a expertise necessária para tais empreendimentos. Ela reforçou ainda que a cidade precisa voltar a ter visibilidade internacional, o que ajudará o turismo e a economia da capital fluminense.

“Além de fomentar a economia da cidade, ter mais produções sendo realizadas aqui é fazer desses filmes um cartão de visita da nossa cidade para o mundo todo. A gente precisa fazer com que o Rio de Janeiro volte a estar na moda, enaltecendo toda beleza e potencial da cidade. Tenho certeza que, no próximo ano, estaremos reunidos novamente para celebrar as conquistas desse termo que estamos assinando hoje. E falo com tranquilidade porque já estamos em negociação com um reality de produção alemã que tem interesse em filmar aqui”, afirmou Roberta.

Para Maurício Hirata, diretor de Investimento da RioFilme, o Rio de Janeiro precisa atuar como protagonista no mercado audiovisual, que tem recebido grandes somas em investimento privado, especialmente com o fortalecimento e ampliação da indústria de streamings. Produções filmadas na cidade são, segundo Hirata, vetores de divulgação da capital fluminense no exterior, gerando interesse no turista estrangeiro para visitar a cidade e, assim, fazer girar a economia regional.

Advertisement

“Nunca houve tanto investimento privado em produção audiovisual no Brasil, impulsionado pela entrada dos streamings, e o Rio de Janeiro precisa ter um protagonismo nesse cenário. O audiovisual tem um papel fundamental em divulgar a imagem da cidade no exterior e essa presença do Rio de Janeiro no imaginário dos turistas em todo o mundo é o que os atrai, gerando consequentemente recursos para a cidade. O contrário também é verdade, quanto mais a cidade se fizer presente no imaginário dos turistas, mais produções são atraídas para a cidade”, disse Hirata.

O secretário municipal de Turismo, Antônio Mariano, por sua vez, destacou a forte relação existente entre o turismo e o audiovisual. O Rio de Janeiro tem o mesmo potencial que cidades como Nova Iorque e Londres, para atrair turistas, através de um conteúdo cinematográfico bem divulgado.

” A relação entre turismo e audiovisual é muito próxima, quem nunca fez uma viagem e incluiu no roteiro visitar determinadas locações de um filme? Isso sem dúvidas gira a roda da economia. Com a produção de mais filmes e séries aqui, tudo reverbera em um crescimento da imagem do Rio mundo afora e, depois, no incremento do turismo cinematográfico. Afinal de contas, as pessoas são curiosas para conhecerem os lugares que serviram de locação para suas produções favoritas”, destacou Mariano.

RioCVB Alexandre Macieira Parceria entre RioFilme e Rio Convention Bureau promove o Rio como cenário de produções audiovisuais
Daniel Celli, Coordenador Rio Film Commission; Roberta Werner, diretora – executiva do RioCVB; Maurício Hirata, diretor de Investimento da RioFilme e Antônio Mariano, Secretário de Turismo do município / Foto: Alexandre Macieira (RioCVB)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Parceria entre RioFilme e Rio Convention Bureau promove o Rio como cenário de produções audiovisuais
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui