Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes e o Gotinhas Musicais, projeto da Família Super Notável, leva ao Velódromo Olímpico, na Barra da Tijuca, aulas de piano gratuitas para crianças com dificuldade de acesso ao instrumento. Sob o comando da professora Mel e conduzidas pela equipe multidisciplinar, as atividades são realizadas às quintas (14h30 às 16h e 17h às 17h40) e sextas (9h às 9h40 e 10h20 às 11h). Até o momento, dez alunos estão sendo beneficiados pela ação, e as vagas estão esgotadas.
O intuito do projeto é ensinar de forma lúdica e divertida o valor da música em vida. Além de melhorar a coordenação motora, a percepção sonora, a capacidade de concentração e a criatividade, a música ajuda as crianças no processo de alfabetização e socialização. Para o secretário de Esportes, Francisco Bandeira, a parceria é uma ótima notícia para quem é apaixonado por música:
“Nossa secretaria é de esportes, mas sempre digo que a cultura precisa andar de mãos dadas com todos os nichos. As linguagens artísticas são excelentes ferramentas para a educação das crianças, assim como o esporte. Feliz em ver o Velódromo Olímpico recebendo essa parceria tão bacana”, disse o secretário.
Segundo Tina França, uma das idealizadoras do projeto, tudo nasceu do desejo de todas as crianças se alfabetizarem na música por meio do piano, sempre de forma divertida e com os personagens da Família Super Notável:
“Parcerias como essa, com a Velódromo Olímpico, são fundamentais para que as crianças pequenas, e as grandes também, tenham conhecimento e acesso ao projeto, que é gratuito. O legal é que nas redes sociais também damos mais dicas sobre musicalização infantil”, comentou a Tina.
Para a psicóloga da equipe multidisciplinar, Hemilly Nascimento, é incrível ver como as crianças se entusiasmam com cada aprendizado no piano:
“A conexão com a musicalização desenvolve o lado mais sensível e espontâneo e isso traz muitos benefícios, principalmente depois de um período longo de afastamento do convívio social, que afetou intensamente os pequenos”.