A Secretaria Municipal de Educação (SME), após parcerias bem-sucedidas com as Escolas de Samba Mangueira e Portela, anuncia uma colaboração inovadora com o Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro. E juntos, eles apresentam a primeira edição da “Histórias sem Fim” uma Festa Literária e Cultural. O evento acontece nesta sexta-feira (20/10) e sábado (21/10) na quadra da agremiação, no Andaraí, na Zona Norte do Rio.
Na celebração, haverá a participação de mais de dois mil alunos da Rede Municipal, que incluirá oficinas de instrumentos indígenas, máscaras africanas recicláveis, música popular antirracista, escrita criativa, capoeira e uma apresentação cênica baseada no livro “Pequeno Príncipe Preto” e muito mais.
E além disso, está programado um debate sobre o combate à violência doméstica. O projeto “Livres Para Estudar” que distribui absorventes gratuitamente nas escolas públicas municipais, também estará presente na feira, que contará com um espaço dedicado aos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GETs).
O Secretário Municipal de Educação, Renan Ferreirinha, destacou: “A parceria samba e educação é a fusão entre a maior tradição popular da cidade e a maior rede de ensino da América Latina. O Salgueiro abre suas portas para estimular o amor pela leitura, valorizar a educação e promover o acesso à cultura.”
A abertura do evento será marcada por uma participação especial da bateria dos Jovens da Aprendizes do Salgueiro.
André Vaz, o Presidente do Salgueiro, expressou sua gratidão à Secretaria Municipal de Educação pela parceria que proporciona acesso à cultura e informação às crianças da Comunidade e do Morro do Salgueiro: “Nos colocamos à disposição para outros eventos que agreguem, dessa forma, à formação das nossas crianças.”
A Festa Literária e Cultural do Salgueiro tem como tema central “Histórias sem Fim” e se inspira em um dos enredos mais memoráveis da escola, escrito por Fernando Magarça, em 2010. E além disso, o samba enredo do ano de 2024 abordará a temática dos povos originários, prestando homenagem aos yanomami, tornando a festa uma celebração da cultura indígena.
Serviço: Festa Literária e Cultural do Salgueiro
- Local: Quadra da Escola, no Andaraí, Zona Norte – Rua Silva Teles, 104.
- Datas: Dia 20/10, das 10h às 17h, e dia 21/10, das 10h às 14h.