Parque da subida do Outeiro da Glória poderá ser reaberto ao público

Inspeção da prefeitura na semana que vem pode marcar a reinauguração de um dos espaços mais bonitos do Rio depois de cinco anos fechado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Parque do Outeiro da Glória (Foto: Reprodução Facebook)

Depois de cinco anos fechado, o Parque Municipal Lúcio Costa, mais conhecido como Parque da subida do Outeiro da Glória, pode ser reaberto e voltar a receber público, na Glória, na região central do Rio. Na próxima segunda-feira (18), a Subprefeitura do Centro irá realizar um mutirão de revitalização com diversos órgãos municipais, como a Comlurb, para trabalhos de limpeza e conservação. Caso o local reúna condições necessárias, poderá ser reinaugurado já na terça-feira (19/09), com horário de funcionamento das 10 às 18h.

O parque recebeu sua última intervenção em janeiro de 2022. Na ocasião, o espaço foi entregue ao adotante Bruno de Paulo, de 39 anos, que após os serviços da RioLuz, Comlurb e Prefeitura do Rio, assumiu a função de gestor da área, pelo programa Adote.Rio, coordenado pela Fundação Parques e Jardins (FPJ). Após pedido feito pelo subprefeito da região, Alberto Szafran, foi decidido a criação de uma ação em conjunto para abrir novamente o local o mais breve possível.

Ao DIÁRIO DO RIO, Bruno falou sobre a expectativa de abertura do Parque após tanto tempo de trabalho e dedicação pelo lugar.

“Primeiro fizemos uma parceria incrível com a Comlurb e também funcionários privados para limpeza do parque. Isso teve uma certa demora pois logo no início de fevereiro de 2022 houve um desastre em Petrópolis. Depois veio o Carnaval e com ele a greve da Comlurb. A limpeza completa só foi feita em meados de maio. Uma equipe de arquitetos também criou uma planta do local. Ainda foi feito um trabalho de tipografia jamais feito no parque e que já foi entregue à prefeitura. A parceria com a GM também fez parte do nosso trabalho e onde deixamos uma chave do parque com eles . E colocamos uma equipe de segurança para vigiar o parque ao longo do dia. Foram pouquíssimos os casos de invasão de moradores de rua para dormirem no local”.

Advertisement

O Adotante do Parque revela os percalços burocráticos enfrentados junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão responsável pelo tombamento do muro de pedra que cerca o local, para a viabilização das obras. Bruno diz que a ideia é fazer do parque, uma área turística e de lazer, com quiosques, bares e pontos de convivência.

Com tudo isso, fizemos o projeto, levamos a secretaria de Turismo, onde fomos muito bem aceitos pelo Antônio, secretário na época.
Por mais uma falta de sorte, o portal de serviços da prefeitura do Rio de Janeiro foi hackeado em agosto de 2022 e nosso processo ficou amarrado até se resolver. Após algum período, partimos com o projeto para o Iphan, onde se encontra até hoje. O órgão já fez suas considerações e já respondemos”
, diz Bruno, que completa.

“Hoje o parque segue limpo, com segurança e a expectativa é bem alta para a reabertura. Tivemos uma conversa com o subprefeito e ele também está bastante animado pra ser uma reabertura imediata. O Rio merece esse ponto turístico”.

O Parque da subida do Outeiro da Glória está fechado desde 2018, quando foi realizada uma ação entre a Superintendência da Zona Sul com o ambientalista Cláudio D’Ávila, morador da Glória, para receber o Eco Museu Carioca, onde iria ocorrer exposições ao ar livre. Foram instalados em parceria com órgãos municipais, 30 postes de iluminação, 30 lixeiras novas, plantio de novas árvores, grama, reforma nas muretas e grades.

Localizado na Rua do Russel, 90, próximo a saída B do metrô da Glória, o Parque Municipal Lúcio Costa fica foi fundado em 1939, com inspiração no complexo inca de Machu Picchu, por Lúcio Costa, um dos mais importantes urbanistas da história do Brasil, e o paisagista Roberto Burle Marx (1909-1994). Se chama Parque da subida do Outeiro devido um acesso para a Igreja Nossa Senhora da Glória.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Parque da subida do Outeiro da Glória poderá ser reaberto ao público
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Parque da subida do Outeiro da Glória poderá ser reaberto ao público
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui