Parque de Aventuras Radicais da Catacumba

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Por André Delacerda.

Vista para o Oeste por Cokada O Parque Natural Municipal da Catacumba, localizado na Lagoa Rodrigo de Freitas é uma dessas jóias que compõe o cenário carioca. parque encravado em meio uma enorme rocha e uma pequena reserva ambiental é o que podemos chamar de museu a céu aberto, pois lá encontram-se 32 esculturas de diversos artistas, espalhadas pelo parque e suas trilhas.

Caminhando por estas trilhas, chegamos a belos mirantes de onde se pode apreciar a incomparável vista da Lagoa, Ipanema, dos Dois Irmãos, e a misteriosa Pedra da Gávea ao fundo.

Aliás tem uma visão que recomendo em especial aos amantes da fotografia e de passeios lúdicos, vista logo abaixo do parque, na Lagoa, de onde se pode ver o Corcovado com o Cristo Redentor surgindo logo acima da vegetação do Parque da Catacumba, que certamente é mais um daqueles quadros naturais que o Rio nos oferece a cada ângulo que andamos na cidade.

Advertisement

Pois bem, o Parque Natural Municipal da Catacumba vai ganhar mais uma atração, este vai se tornar também um centro para o turismo de aventura.

Esse empreendimento idealizado pela Secretaria Especial de Turismo, contará com a gestão da iniciativa privada, que terá licença de 5 anos para explorar as novas atrações do parque.

O local será adaptado para a prática de esportes radicais e de aventura.

Sensacional a idéia, ainda mais que o local tem aquela formação rochosa enorme, e esse foi um dos motivos da escolha do local para implantação do parque de aventura – o revelo do local -.

Creio que os amantes da escalada vão adorar! Se estes mesmo antes da transformação do parque, já gostavam do local, imagina com essa nova roupagem.

Serão implantados os seguintes equipamentos:

– Tirolesa: que é um cabo aéreo entre dois pontos, onde quem se propõe a aventura se desloca preso a roldanas. E que por certo além de proporcionar emoção aos visitantes, os presenteará com uma visão especial da paisagem do entorno da lagoa;

– Circuito de Arvorismo: passagens aéreas nas copas das árvores, com nove estágios de dificuldade, fixadas em troncos de eucalipto. Este equipamento tem muito sucesso no Canadá e Costa Rica;

– Adaptações para o rapel num paredão de 90º na enorme Pedra do Urubu, que é o ponto mais alto do parque. Só de imaginar dar aquele frio na barriga, aquela pedra é muito alta, mas é excepcional para prática do rapel.

Além disso o parque contará com guias que vão dar toda orientação ao visitante sobre as atrações, além de passar informações sobre educação ambienta.

Certamente será mais uma opção de lazer para cariocas e turistas, que irá unir em um só complexo, preservação ambiental; observações da paisagem e das obras de arte expostas no local; e esporte radicais.

Com isso o Rio ganha um centro oficial de turismo de aventura e radical, que o coloca ainda mais na roda internacional para essas práticas e competições.

Foto: Vista para o Oeste por Cokada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Parque de Aventuras Radicais da Catacumba
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui