Parque Dois Irmãos passa por obras de revitalização e recebe esculturas de Oscar Niemeyer

Esta iniciativa promete tornar o Parque Natural Municipal Dois Irmãos um destino ainda mais atraente para moradores e visitantes do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Parque Natural Municipal Dois Irmãos / Foto: Carioca Sem Fronteiras

Um tesouro escondido no coração do Leblon, o Parque Natural Municipal Dois Irmãos, pouco conhecido tanto pelos cariocas quanto pelos turistas, está prestes a brilhar com um novo esplendor. Este oásis da Mata Atlântica, recebeu um presente na forma de cinco esculturas abstratas em ferro, com quase 8 metros de altura e pintadas de vermelho, todas obras do renomado arquiteto Oscar Niemeyer. Essas esculturas, doadas por Niemeyer em 2002, acabam de passar por um processo de restauração e retornarão ao parque para encantar visitantes.

O Parque Natural Municipal Dois Irmãos abrange uma área de 39 hectares de preservação, repleta de trilhas, jardins, um lago, um anfiteatro e quatro mirantes que oferecem vistas panorâmicas do Leblon, Ipanema e da Lagoa Rodrigo de Freitas. Sua criação se deu por meio da Eco-92, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente no Rio, com o objetivo de proteger e preservar a fauna e flora da região.

As esculturas, conhecidas como “Forma no Espaço II e III”, “Mulher I”, “Violência” e “Retirantes”, fizeram sua primeira aparição pública no pátio do Museu de Arte Contemporânea (MAC) em Niterói, em 1999, antes de serem exibidas na Praia do Leme no ano seguinte. E após, foram transferidas para o Parque Dois Irmãos, onde permaneceram até 2011, quando foram retiradas devido ao seu estado de deterioração. E desde então, permaneceram armazenadas nos depósitos da Prefeitura do Rio.

Parque Dois Irmaos6 Parque Dois Irmãos passa por obras de revitalização e recebe esculturas de Oscar Niemeyer
Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

O retorno triunfal dessas obras de arte ao Parque Dois Irmãos se tornou realidade graças ao ambicioso projeto “RevivaRio Parque Dois Irmãos” liderado pelo Instituto Carioca Cidade Criativa (ICCC) em parceria com a Prefeitura do Rio e um consórcio de empresas patrocinadoras. Este projeto de revitalização das esculturas e do espaço recebeu um financiamento de 1,5 milhão de reais captado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS).

Advertisement

As melhorias incluem a restauração da sede e dos banheiros com acessibilidade, paisagismo, mobiliário, nova sinalização bilíngue que fornece informações sobre espécies nativas e cuidados com os animais, um novo parquinho infantil, academia ao ar livre para a terceira idade e a criação do primeiro jardim de borboletas na Zona Sul do Rio.

O “RevivaRio Parque Dois Irmãos” empregou cerca de 80 profissionais para restaurar as esculturas e revitalizar o parque, plantando 11.600 mudas de plantas e flores nativas da Mata Atlântica, cobrindo 470 metros quadrados com grama, instalando 40 bancos de madeira plástica reciclada, adicionando três novos brinquedos infantis, dois equipamentos para a academia ao ar livre para a terceira idade, entre outras melhorias.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Parque Dois Irmãos passa por obras de revitalização e recebe esculturas de Oscar Niemeyer
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui