Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, será reinaugurado na próxima quinta-feira

Local foi amplamente revitalizado, ganhando parquinho infantil, arena musical, mirante, parcão, pergolado, mobiliários e jardins, além de passar a abrigar a sede da Subprefeitura da Zona Sul

Vista aérea do Parque Garota de Ipanema e da Praia do Arpoador - Foto: Lucas Fajardo/Divulgação

A Prefeitura do Rio de Janeiro entrega, na próxima quinta-feira (12/10), Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, a reforma do Parque Garota de Ipanema, na região da Praia do Arpoador, Zona Sul da capital fluminense.

O evento, que terá inúmeras atividades voltadas a crianças, adultos e pets, marca a entrega de áreas completamente revitalizadas, como parquinho infantil, arena musical, mirante, parcão, pergolado, mobiliários e jardins, além da mudança da sede da Subprefeitura da Zona Sul que, a partir de agora, será dentro do parque.

”Será um dia de festa e celebração. E, por isso, estamos trabalhando para oferecer uma programação especial, que terá início com uma procissão de fiéis da Paróquia da Ressurreição até o parque, seguindo com diversas ações, como a entrega das imagens dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, que foram completamente restauradas, missa, atividades e oficinas infantis, apresentação da peça de teatro interativa ‘A Batalha da Natureza’, que fala sobre biodiversidade e poluição marinha, plantio de árvores e, para finalizar, show da tradicional roda de samba ‘Gloriosa”’, destacou o subprefeito Flávio Valle.

As atividades começam às 7h, com um aulão de ioga na pista de patinação. Às 8h30, uma procissão sai da Paróquia da Ressurreição e segue até o parque, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida carregada pelos fiéis. Neste dia, a missa das 9h será celebrada dentro do parque, ao ar livre, como forma de homenagear a santa e também abençoar a reforma e a nova sede da subprefeitura. Também serão entregues as esculturas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, que foram doadas ao parque e restauradas pelo padre Robson Cristo, conservador e restaurador, responsável pela Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra, da Arquidiocese do Rio.

Em seguida, haverá a cerimônia de entrega da reforma. A banda da Guarda Municipal executará clássicos como ”Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Helô Pinheiro, musa da canção, confirmou presença e será homenageada com o plantio de um ipê amarelo.

Mas não será plantada apenas uma espécie nativa da Mata Atlântica neste dia: está programado o plantio de diversas mudas de dez diferentes espécies, promovida pela ONG KKL Brasil. Todos que chegarem ao parque poderão participar.

Paralelamente, também ocorrerá no parque a feira cultural Brunchinho, voltada às crianças, com oficinas de pintura, customização, slime e arte, musicalização com Sargento em Andamento, apresentação de bambolê e de pernalta, entre outras atrações. Haverá ainda apresentação de roda de capoeira e, encerrando as atividades da manhã, inauguração do parcão, com exibição dos cães da Guarda Municipal e do projeto Acãodemia.

No mirante do parque, uma das mais belas vistas da Praia de Ipanema, cercada pela natureza, haverá carrocinha de pipoca, mate e atividade para as crianças (mesas, cadeiras e papel para pintura com giz de cera) promovida pela Coral Tintas, além da pintura de um muro que estará sendo executada pelo artista Derlan, funcionário da Comlurb.

E para por aí. À tarde, a arena musical será ocupada com a performance ”Mistérios Mágicos”, uma experiência imersiva que promete levar os espectadores a uma jornada repleta de encanto e diversão. A mágica é executada com um toque de humor por Rudi Solon, mágico e ator que pesquisa a ilusão como fenômeno comunicativo. Na sequência, o palco será ocupado pela peça interativa ”A Batalha da Natureza”, um projeto de educação ambiental que, de maneira lúdica, aborda sobre o comportamento da população a respeito dos próprios resíduos sólidos que são descartados de forma errada e vão parar nos oceanos.

O encerramento das celebrações será com samba na apresentação da Gloriosa Roda de Samba, com canções de Nelson Cavaquinho, Candeia, Dona Ivone Lara, Almir Guineto, Cartola, Wilson Moreira, Noel Rosa e Wilson das Neves, entre outros grandes artistas brasileiros. As atividades têm previsão de encerramento às 21h.

Parque Garota de Ipanema

O Parque Garota de Ipanema possui 2,58 hectares de área verde, na Área de Proteção Ambiental das Pontas de Copacabana e do Arpoador. Foi inaugurado em 1968 e batizado em homenagem à icônica canção homônima. O espaço, que já foi palco de diversos festivais – incluindo a lendária temporada do Circo Voador na década de 1980 -, recebeu todos os cuidados de revitalização e está pronto para voltar a ser um dos points do verão carioca. A Subprefeitura da Zona Sul coordenou os trabalhos de reforma, que duraram cerca de seis meses.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui