Partido NOVO protocola representação por improbidade administrativa contra Eduardo Paes

A advogada Carol Sponza, pré-candidata a prefeita do Rio, e o procurador federal Mariano, pré-candidato a vereador, alegam que Paes utilizou recursos públicos para promover sua imagem em período pré-eleitoral

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes. Tânia Rêgo/Agência Brasil

Nesta segunda-feira (20/05), a advogada Carol Sponza (NOVO), pré-candidata a prefeita do Rio de Janeiro, e o procurador federal Jonathan Mariano(NOVO), pré-candidato a vereador do Rio, protocolaram uma representação por improbidade administrativa contra o atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

A representação, encaminhada ao Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, alega que o prefeito Eduardo Paes utilizou ilegalmente a sua imagem pessoal para promoção de suas realizações e futuros projetos, violando o princípio da impessoalidade.

No documento, os pré-candidatos destacam que, em um vídeo divulgado no X (antigo Twitter) no dia 19 de maio de 2024, Eduardo Paes exaltou suas realizações na revitalização da região portuária do Rio de Janeiro, conhecidas como Porto Maravilha, e anunciou novos empreendimentos sem fornecer detalhes sobre o início das obras ou processos licitatórios.

Advertisement

Veja a postagem

Carol Sponza e Mariano argumentam que a utilização de recursos públicos para promover a imagem do prefeito, especialmente em período pré-eleitoral, caracteriza ato de improbidade administrativa.

A iniciativa visa assegurar a observância dos princípios constitucionais da administração pública e evitar a promoção pessoal de agentes públicos em atos oficiais.

O DIÁRIO DO RIO entrou em contato com o prefeito Eduardo Paes, mas até a publicação dessa matéria, não obteve retorno. O espaço segue aberto tão logo o poder público se manifeste.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Partido NOVO protocola representação por improbidade administrativa contra Eduardo Paes
Advertisement

7 COMENTÁRIOS

  1. As pessoas podem não gostar da ação proposta porque gostam do prefeito, mas do ponto de vista jurídico ela é válida. O carinho do mesmo pelo Rio é visível, mas às vezes ele se excede na auto promoção e viola a legislação, e isso é problema seja ano eleitoral ou não. Não é só ele;prefeito que tiver chance de reeleição nos 5565 municípios brasileiros faz a mesma coisa, mas o fato de todo mundo fazer não significa que seja certo. Se a gente quer que um país melhore, diferente, tem ao menos de aceitar que os políticos que a gente gosta nem sempre acertam.

  2. Verdade é com os servidores municipais da saúde ele nao está nem aí só usam a imagem de bom gestor quando na realidade é um mal gestor os funcionários com os salários congelados há muitos anos e sem valorização pois foram uns erois na luta contra a COVID 19 muitos morreram p ajudando nas clínicas da saúde e nem mesmo tem as suas revendicacoes pelo menos analizadas e nem o pccs da saúde que ele é nem seu afeto Daniel soraz que prometeram fazer e até agora só mentiras e nada de pccs da saúde e nem mesmo o almento dos servidores municipais da saúde

  3. Não só Eduardo Paes, como o seus subprefeitos pré candidatos fazem a mesma coisa, mesmo exonerados utilizam a máquina pública seus funcionários para divulgação de campanha. O Rio precisa mudar e só tem um jeito tirando esse prefeito ditador. A câmera também precisa ser renovada. Prefeitura com dividas altíssimas. Só obras e o essencial para o povo não faz.l

  4. Tenho certeza que a candidata e o candidato, darão um tiro no pé!
    Eles não tem chance alguma para administrar a cidade do RJ na altura que EDUARDO PAES vem fazendo.
    Ninguém os conhece, não pretendo conhecer e digo, SEM CHANCES ALGUMA para Administrar a Prefeitura do RJ.

    • Concordo com você. Esses dois querem aparecer . O vereador era candididato a prefeito. Mas viu que não tinha a mínima chance, recolheu-se na sua insignificância e indicou sua colega para concorrer ao pleito. Há 30 anos que resido aqui no Rio de Janeiro, capital e o único prefeito que mudou e está transformando a cidade é o Eduardo Paes. Lembro muitos anos passados eu chegando a rodoviária num ônibus, uma criança falou assim: ” mãe, aqui é o Rio de Janeiro? É muito feio” claro que era, aquela entrada, aquela passarela, tudo escuro, mórbido. Atualmente passei por lá e nada lembra aquele lugar. Claro nem tudo está perfeito mas está milhões de vezes melhor do que já foi ! Ah! De vez em quando eu leio uns e outros falando não vigas da perimetral eu também fiquei curiosa e fui pesquisar. É isso que faço pesquiso. Sobre tudo!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui