Passageiro que usar o BRT poderá fazer três viagens com uma única passagem do Bilhete Único

Benefício começa a valer a partir desta quarta-feira (19/04), desde que o BRT seja um dos modais utilizados no itinerário

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Daniel Martins/Diário do Rio

A Prefeitura do Rio informou que a partir desta quarta-feira (19/4), o passageiro que andar de BRT poderá fazer até três viagens com o valor de uma única passagem (R$ 4,30) pelo uso do Bilhete Único Carioca (BUC). Com a medida, será permitido ao usuário fazer mais uma integração desde que o BRT seja um dos modais utilizados no itinerário, conforme medida publicada em 29 de março em decreto do Diário Oficial.

Antes, só era possível fazer duas viagens pelo preço de uma passagem, de acordo com as regras de interação do BUC. Todos os modais regulados pela Prefeitura que operem com validadores do Bilhete Único Carioca podem ser utilizados nas outras duas viagens, como ônibus convencionais, vans e VLT. Não importa a ordem das integrações, desde que o BRT seja um dos meios de transporte utilizados. O período para fazer as integrações será de três horas a partir do momento em que o passageiro usar o cartão no primeiro validador.

Requalificação do Sistema BRT

A Prefeitura  comprou no ano passado 561 novos ônibus para requalificação do Sistema BRT. Até o fim deste mês, serão 291 veículos já entregues. Os corredores Transolímpica, Transcarioca e o Lote Zero (trecho entre os Terminais Jardim Oceânico e Alvorada) já estão operando 100% com ônibus novos.

A partir de novembro deste ano, até março de 2024, a cidade receberá os outros 270 articulados comprados pelo município para atendimento aos corredores Transbrasil e Transoeste – atualmente em obras. A previsão é que o Sistema BRT opere plenamente com seus quatro corredores e com 100% dos ônibus novos no início do próximo ano.

Advertisement

Leia também

MP é acionado para investigar manifestantes que declaram apoio ao Hamas na frente da Câmara do Rio

Deputados propõem destinar R$15 milhões da Alerj para 10 municípios afetados por chuvas no RJ

Das 125 estações do sistema BRT, 108 já foram reformadas. Entre as melhorias realizadas estão substituição de painéis e portas de vidro por chapas de aço vazadas; fiação embutida e mecanismos das portas blindados; alarmes luminosos e sonoros das portas, indicando a abertura e o fechamento, e trava automática das portas.  Entre os serviços executados estão ainda pinturas interna e externa, novas instalações elétricas e programação visual, reforço na iluminação e colocação de guarda-corpos.

“O processo de requalificação do sistema BRT permitiu que a Prefeitura adotasse essa medida tão necessária, ainda mais em uma cidade grande como o Rio. Agora, com o BRT voltando a funcionar com mais fluidez, os passageiros que precisam fazer mais de uma integração vão deixar de gastar com a terceira viagem, o que é bom para o bolso”, disse a secretária de Transportes, Maína Celidonio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Passageiro que usar o BRT poderá fazer três viagens com uma única passagem do Bilhete Único

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui