Guardas ambientais de Rio das Ostras resgataram nesta quarta-feira (29/01) dois canários-da-terra e apreenderam o alçapão usado por um homem para captura de pássaros silvestres, crime que prevê multa e detenção. Ao ser abordado pelos agentes, o suspeito fugiu deixando a gaiola e o equipamento para trás. Os canários resgatados foram levados para o Parque dos Pássaros, examinados por veterinários e reintroduzidos na natureza.
A ação aconteceu enquanto a equipe fazia ronda no Canal de Medeiros para localizar e levar para atendimento veterinário a capivara que está com um aro preso ao corpo.
O canário-da-terra (Sicalis flaveola), também conhecido como canarinho, é protegido pela Lei de Crimes Ambientais Federal (9.605/98) que, em seu artigo 29, proíbe a caça de aves silvestres sem autorização. A pena para este crime é de detenção de seis meses a um ano e multa.