Passeio cultural pelo Rio celebra a comunidade LGBTQIAP+ neste sábado

Projeto ''Rolé'' realiza seu primeiro passeio temático do ano; ponto de encontro é às 10h, na Praça Tiradentes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O Rio de Janeiro foi reconhecido como um dos melhores destino para o público LGBTQIAP+. Pensando nisso, o projeto cultural Rolé realizará seu primeiro passeio temático do ano, com um roteiro para lugares de memória e resistência dessa comunidade. O evento, que é gratuito e livre de inscrições, acontecerá neste sábado (24/06), com ponto de encontro às 10h na Praça Tiradentes.  

O projeto cultural existe desde 2012 e tem como objetivo pesquisar e difundir sobre a história da cidade, em suas múltiplas camadas, segundo Isabel Seixas, a idealizadora do projeto. “A cidade é plural e de todes, sendo imprescindível contar sua história sob múltiplos pontos de vista e levando em consideração as camadas de luta, resistência e conquistas“, afirmou. 

O circuito deste rolé passa por pontos representativos para o protagonismo da população LGBTQIAP+ no cenário carioca como: Praça Tiradentes, o Teatro João Caetano e o Teatro Rival, o Grupo Arco Íris e rememorando eventos como a Gafieira, o Baile dos Enxutos e o Isoporzinho das Sapatão, além de instituições de acolhimento e direitos humanos e cidadania ao público LGBT

O roteiro, feito em parceria com o pesquisador, jornalista e roteirista Guilherme Macedo. “É muito importante que a população do Rio de Janeiro possa compreender que sua História está profundamente entrelaçada às vivências e ocupações da comunidade LGBTQIAP+. E é igualmente importante que essa comunidade se sinta pertencente aos espaços que ela ocupa no presente e também aos que ela já ocupou no passado“, afirma.

Advertisement
  • Serviço: Rolé Pelas Memórias e Resistências da Comunidade LGBTQIAP+
  • Data: 24/6
  • Horário: 10h 
  • Ponto de encontro: Praça Tiradentes – Centro, Rio de Janeiro – RJ
  • Evento Gratuito – Livre de Inscrições

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Passeio cultural pelo Rio celebra a comunidade LGBTQIAP+ neste sábado
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Passeio cultural pelo Rio celebra a comunidade LGBTQIAP+ neste sábado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui