Interior do Passeio Público, no Centro do Rio - Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio de Janeiro reabriu, neste sábado (16/01), o Passeio Público, um dos principais parques ajardinados do país, localizado na região central da capital fluminense. Ele havia sido fechado no início da pandemia para passar por um processo de limpeza e recuperação.

A cerimônia de reabertura contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, do presidente da Fundação Parques e Jardins, Fabio Carnevale, e do secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere, que falou sobre o assunto: ”O Centro Histórico do Rio, e principalmente o corredor entre a Lapa e a Cinelândia, sempre foi o espaço do encontro. Com os cuidados necessários por conta da Covid-19, estamos devolvendo à cidade mais um espaço fundamental. É mais saúde mental aos cariocas.”

Prefeito Eduardo Paes presente na reabertura do Passeio Público na manhã deste sábado (16/01) – Foto: Henrique Coelho/G1

Com 33 mil metros quadrados, o Passeio Público, que começou a ser construído em 1783, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e possui mais de 90 espécies vegetais de grande porte. Diariamente, diversos tipos de aves ”visitam” o local, que abriga obras de arte confeccionadas pelo Mestre Valentim.

Cada vez mais, o Shopping Paço do Ouvidor se fortalece como ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço.

Vale ressaltar que o Passeio Público é o 2º parque deste tipo a ser reaberto pela atual gestão da Prefeitura. No último dia 08/01, o Campo de Santana, também no Centro do Rio, já havia sido liberado para utilização da população após também passar por limpeza e recuperação.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui