Patrimônio histórico de Niterói, Ilha da Boa Viagem está aberta para visita, de terça a domingo

História da Ilha da Boa Viagem remonta a 1650, com a construção da Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, que se tornou ponto de peregrinação de marinheiros

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Ilha da Boa Viagem está aberta para visitação de terça a domingo, das 10h às 17h / Alex Ramos (Prefeitura de Niterói)

Um dos principais patrimônios históricos de Niterói, a aprazível Ilha da Boa Viagem, localizada na Baía de Guanabara, está aberta à visitação, de terça a domingo, das 10h às 17h. Com acesso gratuito para moradores e turistas, o espaço preserva monumentos históricos, além de contar com uma vista deslumbrante.

PUBLICIDADE

O prefeito da cidade, Rodrigo Neves (PDT), ressalta que a visitação sem agendamento prévio fez que com que ilha se tornasse ainda mais atrativa para a população, colocando-a em alinhamento com o Caminho Niemeyer, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e a orla da cidade; o roteiro turístico mais importante da cidade.  

“Em janeiro, abrimos a ilha para visitas sem necessidade de agendamento e estamos muito satisfeitos com os resultados, além do crescente interesse de moradores e turistas em conhecer uma das preciosidades da nossa cidade. A Ilha, juntamente com o Caminho Niemeyer, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e a orla da cidade, forma um complexo turístico de grande potencial. Depois dos investimentos que realizamos, a cidade precisava aproveitar este local”, ressalta o prefeito.

A história da Ilha da Boa Viagem remonta a 1650, com a construção da Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, que se tornou ponto de peregrinação de marinheiros que agradeciam pelas viagens bem-sucedidas e pediam bênçãos para os novos embarques.

Com a devoção à Nossa Senhora da Boa Viagem, festas religiosas passaram a ser celebradas, dando início às procissões marítimas na Baía de Guanabara.

Em 1711, a capela foi destruída durante a invasão francesa e reconstruída em 1780, em estilo neoclássico. Em 1938, a construção histórica foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A ilha também teve uma função militar, por conta da sua localização estratégica na Baía de Guanabara.

As obras de revitalização da Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, do fortim e do casarão conhecido como castelo valorizaram ainda mais esse patrimônio histórico e natural. A Prefeitura investiu R$ 5,5 milhões nas intervenções.

Visitas guiadas

Para os interessados em conhecer a história da ilha em visitas guiadas não é preciso fazer agendamento. O visitante deve apenas comparecer ao Centro de Atendimento ao Turista, localizado no local, e escolher um dos horários de saída dos agentes da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur): 10h, 11h30, 13h e 15h.

Apenas grupos de excursões escolares ou turísticos devem fazer agendamento, pelo e-mail agendamento@neltur.com.br ou pelo pelo telefone/WhatsApp: (21) 3611-3828.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Patrimônio histórico de Niterói, Ilha da Boa Viagem está aberta para visita, de terça a domingoddr newsletter Patrimônio histórico de Niterói, Ilha da Boa Viagem está aberta para visita, de terça a domingo

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui