Nos dias 19, 20 e 21 de dezembro, às 19h, o Teatro Nelson Rodrigues, da Caixa Cultural no Centro do Rio de Janeiro, será palco de um projeto musical inovador. A Orquestra à Base de Corda (OABC) de Curitiba se une ao renomado cantor Paulinho Moska para uma fusão única de estilos. O projeto propõe Moska, destaque da música brasileira, interpretando suas grandes canções acompanhado pela OABC, que se destaca por sua formação musical composta por violino, bandolim, cavaquinho, viola caipira, violão, violão 7 cordas, piano e percussão, conferindo ao grupo uma sonoridade singular.
O maestro da OABC, João Egashira, expressa entusiasmo com as três únicas apresentações no Rio de Janeiro: “Sendo o Rio de Janeiro o berço de tantas manifestações musicais importantes, é uma grande responsabilidade e uma alegria imensa realizar estas três únicas apresentações. E especialmente por ser na cidade onde o Moska mora, tenho certeza que será um encontro belíssimo deste nosso trabalho com a plateia carioca. Será um show especial demais e queremos dividi-lo com a plateia do mundo todo.”
Essa parceria musical entre Moska e a OABC já foi apresentada com sucesso em Curitiba e Antonina, no litoral do Paraná. A Orquestra à Base de Corda, mantida pela Prefeitura de Curitiba por meio da Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, foi criada por Roberto Gnattali em 1998. Dedicada à pesquisa e divulgação da música brasileira, a orquestra possui uma formação instrumental única e abrange diversos períodos da história da música popular brasileira.
Paulinho Moska, reconhecido por emplacar 13 temas em trilhas sonoras da TV Globo, também é um compositor requisitado por diversas vozes renomadas. Seu álbum “Tudo Novo de Novo” (2003) marcou o início de uma relação próxima com artistas da América do Sul. A parceria com o uruguaio Jorge Drexler resultou em colaborações e apresentações no Uruguai e na Argentina. Este encontro musical promete uma experiência única e marcante para o público carioca.