Muitos dos versos do poeta, compositor e teatrólogo Paulo César Pinheiro já se tornaram verdadeiros provérbios no imaginário popular, de tão cantados, ouvidos e repetidos. Em “Mil versos, mil canções” (7Letras), o autor selecionou os principais trechos em suas mais de 2 mil composições para criar um livro de poesia – ou de aforismos. A obra fecha um ano literário marcado pelas comemorações dos seus 70 anos e se junta a “Poemúsica” e a “Figuraças”, ambos da Editora 7Letras. Na próxima segunda-feira, 16/12, Paulo César comanda uma tarde de autógrafos com roda do grupo Jequitibá do Samba, na Livraria Folha Seca, no Rio de Janeiro, a partir das 17h30.

“Certa vez, um amigo, numa mesa de bar, sem saber a autoria, citou um verso meu ‘O importante é que a nossa emoção sobreviva’, como se fosse um provérbio popular fechando na roda um assunto qualquer. Esclareci e ele ficou surpreso”, conta Paulo César na introdução de sua décima primeira obra publicada. “Resolvi me reler desde o início do aparecimento do meu dom. Peguei meus guardados e fui sublinhando o que tinha cara de ditado popular. O trabalho foi exaustivo mas valeu a pena.”

Entre os trechos selecionados estão obras conhecidas e inéditas, mas a contracapa entrega alguma predileção do autor: “O meu canto é uma missão/ Tem força de oração/ E eu cumpro o meu dever/ Aos que vivem a chorar/ Eu vivo pra cantar/ E canto pra viver.”

Mesmo com tantas produções, Paulo César revela que ainda possui incontáveis livros esperando edição. E garante que está mais ‘na ativa’ do que nunca: ”Depois prometo que parto para um segundo volume de “Mil versos, mil canções”. Material não me falta nas gavetas.”

SERVIÇO:
Lançamento do livro “Mil versos, mil canções”
Data: 16/12/ 19 (segunda-feira)
Horário: a partir das 17h30
Livraria Folha Seca
Endereço: Rua do Ouvidor, 37 – Centro – Rio

Roda de Samba do Grupo Jequitibá do Samba ( Julião Rabello Pinheiro – violão 7 cordas, Iuri Bittar – violão 6 cordas, Ronaldo no cavaco, Bidu, Anderson Balbueno e Jefferson Schott nas percussões).

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui