Peça ‘Você não está sozinho’ aborda o risco de suicídio entre jovens e adolescentes

Escrito e dirigido por Francis Ivanovich, o espetáculo será encenado, no dia 18, no Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Divulgação

A prevenção ao suicídio é o tema da peça “Você não está sozinho”, escrita e dirigida por Francis Ivanovich, criador da Cia Teatral Ensinoemcena, que desenvolve trabalhos voltados para o público infanto-juvenil. O espetáculo será encenado, no dia 18 (segunda-feira), no Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. No elenco estão os atores Carolina Barbato e Filipe Neri, que têm a delicada missão de abordar um assunto que, além de ser um tabu social, ainda representa um grande drama em muitas famílias. A peça será representada em outras três escolas do Rio de Janeiro sob o projeto Atitude Positiva do Firjan SESI.

“Foi um texto bem difícil de escrever e criar cenicamente, pois trata de um tema ainda tabu para a sociedade e de complexa abordagem. Recorri até ao ritual de uma partida de tênis para falar em cena sobre a temática”, confidenciou Francis Ivanovich, que escreveu a peça tomando o universo do tênis como um dos elementos para explorar a temática. Segundo o diretor, a escolha impôs um árduo trabalho de escrita e elaboração cênica.

Ivanovich esclarece que a ideia de incorporar a realidade do jogo se deu pela possibilidade de usar os seus lances como alegorias aplicadas na lógica dos diálogos.

“Tem uma cena que a bolinha é uma fofoca na rede num grupo de WhatsApp, quando um ator joga a bola para o outro é como se estivesse enviando uma mensagem, uma fofoca, uma intriga, o jogador que recebe, não aceita a bola e sai do jogo, sai do grupo, a plateia aplaude”, esclareceu o dramaturgo, acrescentando que a prática do bullying é uma das maiores causas de comportamentos de automutilação e suicídio entre jovens.

Advertisement

Desde a sua criação em 2004, a Cia Teatral Ensinoemcena tem trabalhado com temas sensíveis às realidades de jovens e crianças. Bullying, relações familiares, drogas e, agora, o suicídio são alguns deles. Mas a Cia Teatral também fala sobre assuntos mais leves, ligados à literatura e à poesia. O grupo teatral se apresenta em escolas particulares e públicas. Instituições interessadas nas apresentações podem entrar em contato pelo link: @frankfurtproducoes.

Setembro Amarelo

No mundo inteiro, milhares de pessoas tiram a própria vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio deve ser encarado como um problema de saúde pública, com impactos muito consideráveis na sociedade. Somente em 2022, foram registrados 16.262 suicídios, uma média de 44 por dia. No período, entre 2016 e 2021, a taxa de suicídios entre adolescentes de 15 a 19 anos registrou um aumento de 49,3%, chegando a 6,6 por 100 mil. Adolescentes de 10 a 14 anos, também não escaparam desse flagelo. Os casos neste grupo atingiram 45% de incidência, porcentagem que atingiu 1,33 por 100 mil, no mesmo período. Por isso, a ONU deu início à campanha ‘Setembro Amarelo’, para conscientizar a população quanto à necessidade de procurar ajuda em momentos de crise existencial.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Peça 'Você não está sozinho' aborda o risco de suicídio entre jovens e adolescentes
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Peça 'Você não está sozinho' aborda o risco de suicídio entre jovens e adolescentes
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui