Pedagogia e Administração são os cursos de graduação mais buscados por mulheres, segundo pesquisa

Levantamento da Quero Bolsa identificou cursos mais procurados e comprados pelas mulheres

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Jessica Brihy, CMO da Quero Educação (Foto: Divulgação)

O Dia da Internacional das Mulheres, celebrado nesta sexta, 8 de março, é uma data importante para celebrar as conquistas e a crescente busca por igualdade de gênero em diversas esferas da sociedade. Um setor em que as mulheres têm se destacado é o da educação, especialmente na busca por cursos de graduação. De acordo com dados da plataforma Quero Bolsa, que reúne descontos de até 90% na mensalidade de faculdades em todo o Brasil, alguns cursos se destacam como os mais procurados por mulheres no Brasil. 

unnamed1 Pedagogia e Administração são os cursos de graduação mais buscados por mulheres, segundo pesquisa

De acordo com dados coletados da plataforma, entre janeiro de 2023 e fevereiro de 2024, os cursos de graduação mais procurados por mulheres são: Pedagogia (8,54%) e Administração (8,48%), conforme tabela acima.  “Observando os quinze cursos mais procurados, podemos ver que as áreas de interesse das mulheres são diversas, abrangendo cursos de exatas, humanas e biológicas. Apesar da preferência se concentrar nas graduações de pedagogia e administração, identificamos a crescente presença feminina em outros setores e áreas do conhecimento”, analisa Jessica Brihy, CMO da Quero Educação. 

As diferentes modalidades de ensino também influenciam no interesse das estudantes. Entre os cursos presenciais, os preferidos foram Direito (21,46%) e Psicologia (19,56%). Já no ensino a distância, as graduações mais procuradas foram Análise e Desenvolvimento de Sistemas (15,72%) e Administração (14,57%). No formato semipresencial, as opções mais buscadas foram Enfermagem (17,80%) e Fisioterapia (10,86%).

A plataforma analisou também os cursos mais comprados:

Advertisement
unnamed2 Pedagogia e Administração são os cursos de graduação mais buscados por mulheres, segundo pesquisa

“Além da matrícula, a importância do diploma do ensino superior para as mulheres é um fator que determina muitas vezes o seu futuro, visto que quando possuem apenas o ensino fundamental incompleto, conseguem ocupar apenas 21.1% do mercado formal e informal de trabalho. Já quando completam o ensino superior sobe para 70.7% a ocupação no mercado formal e informal”, conclui Jessica.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pedagogia e Administração são os cursos de graduação mais buscados por mulheres, segundo pesquisa
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui