Pedestres e ciclistas usam a ciclovia Tim Maia, apesar da interdição judicial

No ano passado, a Prefeitura enviou à Justiça Federal um pedido de desinterdição da via

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Interditada pela Justiça desde 2019, em razão de quatro acidentes e duas mortes, a ciclovia Tim Maia, localizada na Praia de São Conrado, continua sendo intensamente utilizada por pedestres e turistas, como verificou o jornal O Globo, entre 9h30 e meio-dia, desta quinta-feira (4).

Mesmo com a sinalização da via alertando sobre a proibição do acesso de ciclistas e pedestres, e das cancelas de restrição, as pessoas desafiam a interdição todos os dias seja para ir ao trabalho ou praticar esporte. Segundo o jornal, a ciclovia não é fiscalizada pela Prefeitura do Rio.

O poder público municipal informou ao veículo que, em 18 de dezembro, enviou à Justiça Federal um pedido de desinterdição da via e está no aguardo quanto à decisão. De acordo com a Prefeitura, a Procuradoria Geral do Município “já atendeu às condições para a reabertura”.

O Protocolo Operacional da Ciclovia Tim Maia, contendo um conjunto de providências e ações para o uso ou fechamento da via em caso de perigo gerado pelas condições climáticas locais foi publicado no Diário Oficial do município, em 24 de novembro.

Pelo protocolo, a pista deve ser fechada, caso as condições oceanográficas ou meteorológicas coloquem a segurança dos usuários em risco. O documento prevê que, se o mar apresentar ondas iguais ou maiores que dois metros, a via deve ser fechada. Ventos acima de 65km/h também são motivo de interdição da ciclovia. Caberá ao sistema Alerta Rio monitorar as informações para o acionamento do protocolo.

Informações: O Globo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pedestres e ciclistas usam a ciclovia Tim Maia, apesar da interdição judicial

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui