Pedra do Arpoador terá mutirão de limpeza e plantio neste sábado

Coletivo Bota pra Girar realizada a 20ª edição da ação em 2023; além de voluntários, frequentadores da praia estão convidados a participar

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Coletivo Bota pra Girar - Foto: Divulgação

Neste sábado (11/11), a partir das 8h30, a Pedra do Arpoador, em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro, receberá um mutirão de limpeza e plantio.

Trata-se da 20ª edição em 2023 elaborada pelo coletivo Bota pra Girar, liderado por Fernanda Cubiaco e Joel Rodrigues. Segundo eles, além de diversos voluntários, também chamados de ”coadotantes”, todos os frequentadores da praia estão convidados a participar.

Desta vez, além das atividades rotineiras, haverá o replantio de dois coqueiros no Largo do Millor. No primeiro semestre, os coqueiros que existiam no local foram atacados por roedores e precisaram ser retirados.

Para o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, a parceria com a sociedade civil na conservação das áreas públicas da cidade tem sido uma grande conquista.

Advertisement

”O Bota pra Girar tem sido um grande parceiro na conservação e no trabalho de conscientização sobre os cuidados necessários com a Pedra do Arpoador, que é um dos locais turísticos mais emblemáticos do Rio. Com as pessoas fazendo a sua parte e zelando pelo espaço com consciência ambiental e educação, todos nós ganhamos”, afirma.

Fernanda Cubiaco, por sua vez, destaca que, nesta edição, o coletivo celebra a participação de 1.500 voluntários agindo localmente dentro do movimento global de cuidados com a natureza.

”Esse é um trabalho que não tem fim. Além das ações de limpeza e plantio, buscamos em cada atividade mobilizar um número cada vez maior de pessoas alertando sobre a importância do cuidado com os resíduos deixados para trás. É um trabalho educativo permanente, que só é possível de ser realizado porque contamos com voluntários que acreditam na causa e sabem do impacto negativo que o descarte irregular de lixo pode trazer para o planeta e para as nossas vidas”, explica.

Vale ressaltar que, além do Bota pra Girar e da Subprefeitura da Zona Sul, a iniciativa contará com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima, Comlurb, GreenMining, Ninho das Águias, Praia Limpa e EcoEduque.

Confira o cronograma

  • 8h30 – Recepção aos voluntários;
  • 8h45 – Formação para uma saudação ao sol;
  • 9h – Organização dos grupos para participação nas atividades relacionadas acima;
  • 9h15 – Início das atividades de grupo (tempo estimado: 50 minutos);
  • 10h15/10h30 – Retorno das atividades de plantio e limpeza;
  • 20 minutos para descanso, com oferta de água e frutas;
  • 10h45 – Bate-papo e gravimetria;
  • 11h30 – Reunião de todos para foto e finalização da atividade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pedra do Arpoador terá mutirão de limpeza e plantio neste sábado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui