Pelo segundo ano, Rio terá ação com transporte gratuito para quem for doar sangue

Após a doação, serão disponibilizadas duas passagens para cobrir os custos do deslocamento. Campanha faz parte das ações do Junho Vermelho e acontecerá de 10 a 14 de junho

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Prefeitura do Rio

Pelo segundo ano consecutivo, os modais de transporte do Rio se unirão ao Hemorio para incentivar a doação de sangue. A campanha pioneira, batizada de Rota Solidária, faz parte das ações do Junho Vermelho e acontece de 10 a 14 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue.

O objetivo da ação é viabilizar a integração entre doadores e o Hemorio a partir da gratuidade de passagens, visando aumentar os estoques de sangue no mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de sangue para salvar vidas. Este ano, serão oferecidas 5,2 mil gratuidades para a campanha.

Integram a iniciativa as concessionárias MetrôRio, VLT Carioca, Semove, CCR Barcas e SuperVia, o aplicativo Uber, as empresas de bilhetagem eletrônica Riocard Mais e Jaé, além do apoio do America Football Club, que levará aos modais de transporte o mascote Sangue Bom.

Como participar

Advertisement

Para participar da Rota Solidária, os doadores devem ir até o Hemorio, localizado na Rua Frei Caneca, 8, Centro do Rio, das 7h às 18h, e informar qual foi o modal utilizado. Após a doação, serão disponibilizadas duas passagens para cobrir os custos do deslocamento. No caso dos usuários da plataforma Uber, haverá um desconto de até R$10 em viagens para o Hemorio através do código promocional HEMORIO. Para utilizar o código, o doador deve ir em “Carteira”, rolar a barra até “Adicionar código promocional” e, na sequência, digitar o código HEMORIO. O desconto apenas será aplicado para viagens começando ou terminando no Hemorio.

Quem pode doar

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável. O modelo de autorização está no site hemorio.rj.gov.br.

Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses. Lembrando que a perfuração na região oral ou genital ainda segue como impeditivo para doações enquanto houver uso da peça.

Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos, nem estar expostos a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, AIDS, hepatite e doenças de Chagas). Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue.

Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligar para o Disque-Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pelo segundo ano, Rio terá ação com transporte gratuito para quem for doar sangue
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui