Pensamento negro no Brasil será abordado por catedráticas na FGV seminário

Com entrada franca, o encontro contará com as participações de Inaicyra Falcão, Leda Maria Martins e Rosana Paulino e será realizado no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira, na Gamboa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB)

No dia 5 de novembro, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) promove o Seminário Cátedra FGV Pequena África, “Pensamento Negro 2024”, que ocorrerá no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), na Gamboa, das 10h às 16h. Na ocasião, as catedráticas Inaicyra Falcão, Leda Maria Martins e Rosana Paulino, após quase um ano de pesquisa, encontram o público para a apresentar as conclusões dos seus estudos. O evento tem entrada franca.

A Cátedra Pequena África, que se encerra no dia 5, é uma iniciativa da FGV Conhecimento em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro. Trata-se do primeiro evento totalmente voltado para intelectuais brasileiros negros, para estimular debates interdisciplinares sobre temas sociais, culturais e acadêmicos; focados na cultura e na herança negro-africana.

A formatação da Cátedra prevê que, anualmente, um comitê interdisciplinar escolherá um intelectual com reconhecida trajetória em sua área de atuação, para colocar em prática o cronograma das atividades a serem desenvolvidas ao longo do ano. O comitê da Cátedra também é composto apenas por profissionais negros.

Também participam do evento: Carmen Luz, coreógrafa e cineasta; Muniz Sodré, sociólogo; Carolina Alves, coordenadora de Documentação do FGV CPDOC; Thiago Amparo, advogado e professor da FGV Direito SP; e Yago Feitosa, coordenador de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura do Rio de Janeiro, entre outros.

O Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB) fica na Rua Pedro Ernesto, nº 80, na Gamboa, Zona Portuária do Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pensamento negro no Brasil será abordado por catedráticas na FGV seminário
lapa dos mercadores 2024 Pensamento negro no Brasil será abordado por catedráticas na FGV seminário

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui