No dia 5 de novembro, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) promove o Seminário Cátedra FGV Pequena África, “Pensamento Negro 2024”, que ocorrerá no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), na Gamboa, das 10h às 16h. Na ocasião, as catedráticas Inaicyra Falcão, Leda Maria Martins e Rosana Paulino, após quase um ano de pesquisa, encontram o público para a apresentar as conclusões dos seus estudos. O evento tem entrada franca.
A Cátedra Pequena África, que se encerra no dia 5, é uma iniciativa da FGV Conhecimento em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro. Trata-se do primeiro evento totalmente voltado para intelectuais brasileiros negros, para estimular debates interdisciplinares sobre temas sociais, culturais e acadêmicos; focados na cultura e na herança negro-africana.
A formatação da Cátedra prevê que, anualmente, um comitê interdisciplinar escolherá um intelectual com reconhecida trajetória em sua área de atuação, para colocar em prática o cronograma das atividades a serem desenvolvidas ao longo do ano. O comitê da Cátedra também é composto apenas por profissionais negros.
Também participam do evento: Carmen Luz, coreógrafa e cineasta; Muniz Sodré, sociólogo; Carolina Alves, coordenadora de Documentação do FGV CPDOC; Thiago Amparo, advogado e professor da FGV Direito SP; e Yago Feitosa, coordenador de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura do Rio de Janeiro, entre outros.
O Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB) fica na Rua Pedro Ernesto, nº 80, na Gamboa, Zona Portuária do Rio.