O Rio é uma cidade de alto potencial turístico e com uma indústria desta área fortíssima. É óbvio que uma das questões mais importantes a ser tratadas nas nossas eleições municipais é esta. E por isso, André Delacerda, enviou pergunta aos candidatos à prefeitura do Rio sobre quais as propostas deles para aumentar o tursimo em nossa cidade. Vamos as respostas:
Vinícius Cordeiro (PTdoB)
Melhorar o policiamento dos pontos turísticos; coibir a exploração aos turistas, com blitz aos taxis e “agentes” que operam inacreditavelmente nestes pontos; incentivar a expansão da rede hoteleira; sinalizar melhor os pontos, e implantar na cidade um sistema de turismo receptivo.
Implantar uma política de turismo, fortalecendo o Conselho municipal da área, com participações representativas de diversos segmentos.
Melhorar a qualidade do calendário de eventos, e planejar de forma racional, o impacto do carnaval e Reveillon na cidade.
Solange Amaral (DEM)
O Rio é uma cidade com potencial turístico enorme. O que temos que fazer é fortalecer essa vocação. Para isso, pretendo investir no turismo de negócios e na atração de grandes eventos nacionais e internacionais.
A realização dos Jogos Panamericanos de 2007 mostrou como o Rio é capaz de receber bem os turistas.
Além disso, a revitalização da Área Portuária e a implementação do Projeto do AquaRio, maior aquário marinho da América Latina, vão oferecer novas atrações na cidade.
Chico Alencar (PSol)
Em primeiro lugar, reconhecer o baixo índice de aproveitamento do potencial turístico da cidade. Hoje, o Rio é apenas a 35º cidade mais visitada do mundo, apesar de suas riquezas/belezas naturais e culturais.
Claro que as atuais administrações municipal e estadual (DEM e PMDB, partidos do prefeito e do governador, e PSDB, partido que controla a secretaria estadual de turismo) são responsáveis diretas pelo desperdício do potencial turístico do Rio. As parcas 21 mil vagas em hotéis e pousadas são insuficientes até para sustentarmos a candidatura para as Olimpíadas de 2016.
A partir desse reconhecimento, vamos chamar os profissionais da área para levantar os diagnósticos e investir nos setores certos. De imediato podemos adiantar que investiremos na revitalização da área portuária e dos parques e jardins, incluindo a iluminação desses espaços. Turismo tem que ser ecológico e cultural!
Além disso, é preciso garantir políticas públicas que sejam revertidas para todo o conjunto da sociedade, e não apenas para uma meia dúzia de empresários amigos do prefeito.