Personalidades do samba são homenageadas pela Alerj

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Julia Passos

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT) e a deputada Renata Souza (Psol) participaram da solenidade de entrega de Prêmio Dandara e do Diploma Abdias do Nascimento a personalidades importantes do cenário do samba Fluminense. A cerimônia de premiação aconteceu na noite desta quinta-feira (24/03), durante o evento “Nosso Samba Tá Na Rua”, na Praça Tiradentes, Centro do Rio de Janeiro.

O presidente da Casa lembrou do simbolismo que a Praça Tiradentes tem para o estado.

“Esse lugar tem uma história imensa, muita coisa já aconteceu aqui, inclusive manifestações memoráveis. Hoje o motivo desse encontro é para homenagear personalidades do samba. Em coautoria com a deputada Renata Souza (PT), entregaremos o Diploma Abdias do Nascimento ao sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz, autor do popular ‘Canto de Liberdade’. Por isso eu digo, hoje é uma noite de alegria”, afirmou Ceciliano.

A deputada Renata Souza (PSOL) ressaltou que a solenidade ocorrer numa praça pública é um ato de resistência.

Advertisement

“O samba sempre foi uma expressão popular discriminada e que sofreu preconceito durante anos. Essa homenagem aqui na Praça Tiradentes vai além de um reconhecimento, ela reforça a ideia de que a praça é pública e tem que ser nossa”, salientou a parlamentar.

Dentre os homenageados da noite, o sambista e cantor Marquinhos de Oswaldo Cruz recebeu o Diploma Abdias do Nascimento e agradeceu o reconhecimento ao seu trabalho:

“Receber uma homenagem da deputada Renata e do deputado Andre Ceciliano, justamente por ser do samba, que é o que há de mais bonito e de mais forte da cultura africana nesse país, me deixa muito lisonjeado. Abdias do Nascimento foi um grande homem para nossa nação e ter meu trabalho lembrado através desse diploma só me faz ter mais certeza de estar no caminho certo”.

Ícone do samba carioca e pastora da Velha Guarda da Portela, Tia Surica; a cantora e compositora, Teresa Cristina; e a idealizadora do Projeto Criolice, Rose Maciel; receberam o prêmio Dandara. O sambista e compositor, Zé Luíz Ferreira do Império Serrano, também recebeu o Diploma Abdias do Nascimento. Representantes do Cordão do Boitatá, que recentemente foi declarado como Patrimônio Imaterial Cultural do Estado, e do GRES Gato de Bonsucesso, também foram lembrados durante o evento.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Personalidades do samba são homenageadas pela Alerj
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Personalidades do samba são homenageadas pela Alerj
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui