Pesquisa aponta Niterói como a quarta cidade com melhor saneamento do país

Levantamento do Instituto Trata Brasil avalia o fornecimento de água, coleta de esgoto e investimentos dos 100 maiores municípios do Brasil; Niterói subiu 23 posições em um ano

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rio de Janeiro visto da praia de Icaraí, em Niterói. | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

Niterói, na Região Metropolitana, ficou em primeiro lugar no estado do Rio no ranking do Instituto Trata Brasil de fornecimento de água e coleta de esgoto. O levantamento avalia as 100 maiores cidades brasileiras. O município saltou da posição 23 para o quarto lugar entre os que mais investem em saneamento.

Segundo o Trata Brasil, o principal motivo para esse avanço é a redução nas perdas na distribuição, que fez o município receber a nota máxima não somente neste indicador, mas também no de investimentos. Foram gastos mais de R$ 194 milhões entre 2017 e 2021.

A Prefeitura de Niterói afirma que, nos últimos anos, a gestão municipal também investiu na universalização da coleta domiciliar do lixo, dando uma solução para a gestão do destino final dos resíduos. Além disso, foi implantado o programa Enseada Limpa para recuperação das enseadas da Baía de Guanabara. Com isso, a cidade evoluiu de 15% de semanas balneáveis em 2013 para 68% em 2020, o que possibilitou a prática de esportes aquáticos.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pesquisa aponta Niterói como a quarta cidade com melhor saneamento do país
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui