Com fortes raízes culturais, principalmente ligadas à ancestralidade, o Rio se orgulha do mais novo título que acabou de receber. A nova edição da pesquisa Cultura nas Capitais, que fez um levantamento em 26 capitais brasileiras, apontou o Rio de Janeiro como campeã no quesito cultura. Ou seja, os cariocas são os que mais consomem cultura dentre os mais de 19 mil moradores entrevistados de todas as cidades participantes. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (19/02), em um evento no Museu do Amanhã.
Aqui no Rio, a pesquisa ouviu 1,5 mil cariocas entre fevereiro e abril de 2024, a respeito de seus hábitos culturais nos últimos 12 meses. Quando o assunto é música, a MPB é o gênero mais citado, sendo preferido por 39% dos entrevistados. Em seguida, aparecem o pagode (30%), gospel (25%), rock (24%), pop (19%), sertanejo (17%), samba (15%) e funk (13%). Curiosamente, a capital fluminense, ao lado de Recife, foi uma das únicas cidades que não elegeu o sertanejo como o gênero musical preferido.
Além dos gostos musicais, a pesquisa revelou que os cariocas estão acima ou iguais à média nacional em diversas atividades culturais, como leitura de livros, jogos eletrônicos, cinema, teatro, shows e visitas a locais históricos. No entanto, a cidade ficou abaixo da média nacional em eventos de dança e saraus, áreas que não têm a mesma adesão popular.
A pesquisa foi realizada pela JLeiva Cultura & Esporte, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e do Itaú, e parceria da Fundação Itaú.