Pesquisa aponta que 30% dos bares e restaurantes do Rio pretendem contratar em 2023

Mais da metade dos empresários ouvidos pela pesquisa estão otimistas para 2023. 60% apostam que o faturamento crescerá acima da projeção de inflação para este ano

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

As boas perspectivas do setor de alimentação fora do lar aumentaram a expectativa por contratações. Segundo a mais recente pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no RJ (Abrasel RJ), 30% dos estabelecimentos pretendem realizar contratações em 2023, enquanto 39% esperam manter os quadros de funcionários e apenas 18% devem efetuar demissões, 1% não souberam responder.

Mais da metade dos empresários ouvidos pela pesquisa estão otimistas para 2023. 60% apostam que o faturamento crescerá acima da projeção de inflação para este ano (5,36%). Outros 13% esperam que o crescimento acompanhe a inflação, enquanto 7% entendem que o crescimento será inferior ao índice em 2023. Outros 7% creem na manutenção dos valores de 2022 e apenas 11% aguardam queda.

Os donos de bares e restaurantes do Rio registraram melhora no faturamento no último mês de 2022, comparado ao mesmo período do ano anterior. Segundo pesquisa, 60% dos estabelecimentos faturaram mais em dezembro do último ano do que no mesmo período de 2021. No entanto, 21% das empresas registraram prejuízo no mês de dezembro de 2022, enquanto 36% realizaram lucro e 42% tiveram equilíbrio nas contas.

O levantamento aponta também que o setor luta para se manter resiliente ao aumento da inflação. 43% dos empresários do estado disseram que o faturamento cresceu mais do que a inflação, em 2022. Para 9%, o faturamento acompanhou a inflação, enquanto 18% cresceram abaixo do índice inflacionário, 8% não cresceram e 14% tiveram faturamento inferior ao ano de 2021.

Advertisement

O índice é ligeiramente menor que a média nacional, que apontou que 44% dos estabelecimentos do país cresceram acima da inflação, no último ano.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pesquisa aponta que 30% dos bares e restaurantes do Rio pretendem contratar em 2023
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui