Pesquisa aponta Zonas Norte e Oeste com maior taxa de contaminação por Coronavírus

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Mercado popular da Taquara, na Zona Oeste Foto: Luiza Moraes

O bairros das Zonas Norte e Oeste do Rio são os que apresentam a maior concentração de infecção para a Covid-19. É que o aponta um estudo feito pelo Instituto d’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) em parceria com a empresa Zoox Smart Data, entre o fim de abril e a última segunda (15/06).

Os bairros de Bangu, Campo Grande e Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, estão entre os campeões de de aglomerações na Capital Fluminense, segundo dados do ‘Disk Aglomeração’, serviço da prefeitura onde a população poder denunciar o descumprimento das medidas de combate ao Coronavírus.

Com base em 24 485 exames realizados na capital com usuários do aplicativo Dados do Bem, o levantamento mostrou que Copacabana, campeã no número de casos de coronavírus, tem cerca de um resultado positivo para cada dez testes, enquanto Barros Filho tem uma confirmação a cada dois casos, ou seja, um índice de infecção de 54,29%.

Enquanto a taxa média de contaminação da capital é de 13,9%, algumas regiões registram percentuais muito mais elevados, como Engenheiro Leal (40%), Colégio (35,9%), Vaz Lobo (35,71%) e Guadalupe (33,3%). Na Zona Oeste, completam a lista lugares como Pedra de Guaratiba (35,71%) e Senador Camará (35,04%).

Quando se fala em Zona Sul, a maior taxa de contaminação é vista no Flamengo, onde 17,4% dos testes para Covid-19 analisados deram positivo. Em Copacabana, líder em casos confirmados, com 1979 infectados, a taxa é de 10,16%.

No início da pandemia, a Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro disponibilizou um painel online que mostrava não só o número de casos e mortes diárias causadas pela Covid-19, mas que também detalhava outros dados. Um deles era o número de casos por bairros, o que ajudava a mapear as áreas de maior contágio, de acordo com especialistas. Contudo, sem explicação, essas informações saíram do ar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pesquisa aponta Zonas Norte e Oeste com maior taxa de contaminação por Coronavírus

4 COMENTÁRIOS

  1. O problema não é a flexibilização e sim.a falta de conscientização das pessoas. Não da para ficarmos trancados a vida toda porém precisamos ter os cuidados necessários. Até pq esse vírus não vai embora, não vai morrer é mais um que veio para ficar. Se formos conscientes e seguirmos as orientações juntos iremos vencer mais essa praga que veio se instalar em nosso país e no mundo.

  2. Tudo por conta dessa maldita flexibilização. Nunca imaginei que fôssemos passar pelo momento que estamos vivendo, está complicado demais…Pós quarentena só consigo pensar em fazer a minha parte, ir nas urnas e votar em alguém que de fato represente a população carioca, estamos vivendo tempos difíceis e por isso precisamos mudar. Uma cara nova na política que aja de maneira certa e justa. Glória Heloíza, nela podemos confiar! https://www.youtube.com/watch?v=O7b2jR4WVTw&feature=youtu.be

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui