Um dos assuntos que mais afligem as famílias brasileiras de forma geral é o valor que se gasta com atividades rotineiras, como ir ao mercado ou à farmácia. Por isso, o Instituto Rio21 fez uma análise do Índice Geral de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que tem o objetivo de medir a inflação de alguns grupos de produtos. Os dados são divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a variação entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023 foi a registrada abaixo:
A interpretação do índice é a seguinte: o percentual de variação significa quanto os preços se alteram de um período para o outro. No caso de comunicação, por exemplo, em que o IPCA aferido foi de aproximadamente 2,4%, isso significa que o custo das famílias com esse tipo de gasto aumentou nessa mesma proporção.
A tendência do IPCA seguiu mais ou menos a lógica nacional, com uma única grande diferença no caso da habitação. Se houve uma queda nesse grupo na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, houve um aumento no Brasil de forma geral:
Por outro lado, o aumento no quesito da comunicação foi maior na Região Metropolitana.
O IPCA apenas reflete aquilo que as famílias cariocas, na prática, sentem no bolso. Por isso, é importante que o poder público se atente para informações dessa natureza e atue para amenizar as dificuldades da população, em especial no que diz respeito ao acesso a produtos e serviços básicos.