Pesquisa dos Emirados Árabes aponta UFRJ como uma das melhores universidades do Brasil

O vice-reitor da UFRJ ressaltou que o resultado é uma expressão da qualidade do ensino, pesquisa e extensão oferecidos pela universidade

Foto: Reprodução: Internet

Pela nona vez consecutiva, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi avaliada como uma das melhores universidades federais do Brasil pelo Center for World University Rankings (CWUR), dos Emirados Árabes. O levantamento, divulgado nesta segunda-feira (25), foi realizado para World University Rankings 2022-23 e analisou o desempenho de 20 mil instituições no mundo inteiro. Desse total, 2 mil instituições foram classificadas com as melhores do mundo.

No Brasil, o desempenho do UFRJ também é excelente. A universidade ficou atrás da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ocupando a terceira posição. Na América Latina, a instituição ficou em quarto lugar e, no cenário internacional, ficou ranqueada na 361ª posição, à frente das universidades de Oklahoma e Oregon, nos Estados Unidos; da Universidade de Sevilha, na Espanha, e da Universidade de Coimbra, em Portugal.

O vice-reitor da UFRJ e professor Carlos Frederico Rocha, ressaltou que o resultado é uma expressão da qualidade do ensino, pesquisa e extensão oferecidos pela entidade.

“A avaliação reflete a expressão da nossa Universidade no Brasil e no mundo. Com ensino, pesquisa e extensão de ponta, continuamos sendo a melhor universidade federal do país e nos destacando na região latino-americana. A partir dessa métrica, podemos ter certeza da qualidade do serviço que é oferecido a todo o corpo social da UFRJ. A sensação é de dever cumprido e orgulho”, afirmou o vice-reitor.

No top 10 das melhores universidades brasileiras avaliadas no CWUR estão a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Das 2 mil instituições internacionais analisadas, 57 são brasileiras, dentre as quais 54 são públicas.

O ranking universitário do CWUR, cuja primeira edição ocorreu em 2012, é um dos mais abrangentes do mundo, avaliando mais de 20 mil instituições. Ele classifica as universidades a partir de 4 indicadores: qualidade da educação, empregabilidade de ex-alunos, qualidade das faculdades e desempenho das pesquisas realizadas.

De acordo com o CWUR 2022-23, três universidades americanas estão entre as 5 melhores do mundo: Universidade de Harvard, Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e de Stanford. Na quarta e quinta posição estão as britânicas: Cambridge e Oxford, respectivamente.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui