Pesquisa dos Emirados Árabes aponta UFRJ como uma das melhores universidades do Brasil

O vice-reitor da UFRJ ressaltou que o resultado é uma expressão da qualidade do ensino, pesquisa e extensão oferecidos pela universidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
UFRJ fecha parceria com Agência Lupa para combater a desinformação / Foto: Reprodução

Pela nona vez consecutiva, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi avaliada como uma das melhores universidades federais do Brasil pelo Center for World University Rankings (CWUR), dos Emirados Árabes. O levantamento, divulgado nesta segunda-feira (25), foi realizado para World University Rankings 2022-23 e analisou o desempenho de 20 mil instituições no mundo inteiro. Desse total, 2 mil instituições foram classificadas com as melhores do mundo.

No Brasil, o desempenho do UFRJ também é excelente. A universidade ficou atrás da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ocupando a terceira posição. Na América Latina, a instituição ficou em quarto lugar e, no cenário internacional, ficou ranqueada na 361ª posição, à frente das universidades de Oklahoma e Oregon, nos Estados Unidos; da Universidade de Sevilha, na Espanha, e da Universidade de Coimbra, em Portugal.

O vice-reitor da UFRJ e professor Carlos Frederico Rocha, ressaltou que o resultado é uma expressão da qualidade do ensino, pesquisa e extensão oferecidos pela entidade.

“A avaliação reflete a expressão da nossa Universidade no Brasil e no mundo. Com ensino, pesquisa e extensão de ponta, continuamos sendo a melhor universidade federal do país e nos destacando na região latino-americana. A partir dessa métrica, podemos ter certeza da qualidade do serviço que é oferecido a todo o corpo social da UFRJ. A sensação é de dever cumprido e orgulho”, afirmou o vice-reitor.

Advertisement

No top 10 das melhores universidades brasileiras avaliadas no CWUR estão a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Das 2 mil instituições internacionais analisadas, 57 são brasileiras, dentre as quais 54 são públicas.

O ranking universitário do CWUR, cuja primeira edição ocorreu em 2012, é um dos mais abrangentes do mundo, avaliando mais de 20 mil instituições. Ele classifica as universidades a partir de 4 indicadores: qualidade da educação, empregabilidade de ex-alunos, qualidade das faculdades e desempenho das pesquisas realizadas.

De acordo com o CWUR 2022-23, três universidades americanas estão entre as 5 melhores do mundo: Universidade de Harvard, Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e de Stanford. Na quarta e quinta posição estão as britânicas: Cambridge e Oxford, respectivamente.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pesquisa dos Emirados Árabes aponta UFRJ como uma das melhores universidades do Brasil
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui