Os empresários do ramo industrial fluminense estão mais otimistas com a economia, segundo um estudo realizado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Em janeiro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial Fluminense (Icei-RJ) registrou 55,2 pontos – melhor resultado dos últimos 15 meses. A pontuação incorpora os resultados de outros indicadores, o de Expectativas e de Condições Atuais. A pesquisa varia de zero a cem pontos, com os valores acima de 50 indicando otimismo.
O indicador de Expectativas atingiu 58,9 pontos, com os empresários mantendo visões positivas em relação à economia nacional e fluminense. Sobre o indicador Condições Atuais, a sondagem verificou pessimismo, com 47,9 pontos. O declínio de percepção está relacionados à economia brasileira, Estado e empresas.
De forma geral, a pesquisa mostra que as expectativas futuras têm um fator importante na recuperação da confiança do empresariado industrial fluminense. Para que tal tendência se consolide, a Firjan reforça a necessidade de desenvolvimento de políticas monetária e política fiscal consistentes, para a melhora do ambiente de negócios.
“Uma gestão eficiente das contas públicas é fundamental para a criação de um ambiente econômico propício, que ofereça condições mais favoráveis para o crescimento e o desenvolvimento do setor produtivo. Também é crucial que o Banco Central ajuste a taxa de juros a um nível que estimule a atividade econômica, sem sufocá-la, fomentando assim o investimento empresarial e contribuindo para o dinamismo econômico”, posicionou a Firjan.
O Índice de Confiança do Empresário Industrial Fluminense (Icei-RJ) pode ser acessado através deste link: www.firjan.com.br/icei.