Uma pesquisa realizada pelo Instituto Gerp, divulgada nesta segunda-feira (16/09), mostra que Cláudio Ferreti (MDB) lidera a corrida eleitoral pela prefeitura de Angra dos Reis com 13 pontos de vantagem sobre o segundo colocado. Se as eleições fossem hoje, Ferreti seria a escolha de 35% dos eleitores, conforme a pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (RJ-08724/2024).
O segundo colocado, Renato Araújo (PL), aparece com 22% das intenções de voto, seguido por Zé Augusto (Republicanos) com 7%, Venissius (União Brasil) com 4%, e Rafael Ribeiro (PSOL), que registra 1%. Esses números refletem a pergunta estimulada, na qual os eleitores são apresentados a uma lista de candidatos.
Impacto dos apoios políticos
O levantamento também mediu o impacto de apoios políticos no cenário eleitoral. Com o apoio do atual prefeito de Angra, Fernando Jordão, Cláudio Ferreti subiria para 37% das intenções de voto. Renato Araújo, apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, teria 29%. Zé Augusto, com o apoio do deputado estadual Waguinho, ficaria com 5%, enquanto Venissius, apoiado pelo deputado Rodrigo Bacellar, teria 3%. Rafael Ribeiro, apoiado pelo deputado federal Guilherme Boulos, atingiria 2%.
Avaliação da gestão municipal
A pesquisa também trouxe dados sobre a gestão do atual prefeito, Fernando Jordão. 65% dos entrevistados aprovam o trabalho de Jordão, que apoia Ferreti como seu sucessor. 25% dos eleitores desaprovam a atual administração, e 10% não souberam ou preferiram não responder.
Detalhes da pesquisa
O levantamento foi realizado no dia 11 de setembro com uma amostra de 400 eleitores de diversas regiões de Angra dos Reis. A pesquisa tem margem de erro de 5 pontos percentuais para mais ou para menos e margem de confiança de 95,55%.