Pesquisa Ipsos para as eleições para Prefeito do Rio em 2008

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Uma pesquisa agora, um ano antes da eleição, seja para prefeito, ou governador, ou  presidente, significa pouco, já que normalmente os candidatos indicados em primeiro lugar são aqueles que as pessoas se lembram, normalmente ex-candidatos. Mas a surpresa, como bem fez notar o prefeito Cesar Maia em seu ex-blog, de onde o Diário do Rio retira esta pesquisa, é o nome de Wagner Montes em 1o em um dos cenários da pesquisa.

1o Cenário para as Eleições 2008 – Prefeito Rio de Janeiro

  1. Frossard mantém liderança Denise Frossard, PPS (19,3%)
  2. Marcelo Crivella, PRB (15,1%)
  3. Jandira Feghali, PCdoB (11%)
  4. Chico Alencar, PSOL (6,4%)
  5. Eduardo Paes, PSDB (6,0%)
  6. Solange Amaral, DEM (5,5%)
  7. Coronel Jairo, PSC (3,5%)
  8. Alessandro Molon, PT (2,1%)
  9. Paulo Ramos, PDT (1,0%)
  10. Leonardo Picciani, PMDB (0,2%)

9,4% declararam intenção de votar nulo, 0,9% vão votar em branco, 2,6% pretendem não votar, 10% não sabem em quem votariam e 7% não responderam.

2o Cenário para as Eleições 2008 – Prefeito Rio de Janeiro

  1. Denise Frossard, PPS (15,5%)Crivella
  2. Marcelo Crivella, PRB (15,5%)
  3. Jandira Feghali, PCdoB (12,1%)
  4. Chico Alencar, PSOL (6,5%)
  5. Miro Teixeira, PDT (5,3%)
  6. Octávio Leite, PSDB (4,3%)
  7. Coronel Jairo, PSC (2,0%)E
  8. Edson Santos, PT (1,9%)
  9. Indio da Costa, DEM (1,7%)
  10. Marcelo Itagiba, PMDB (0,9%).

10,6% declararam intenção de votar nulo, 0,8% vão votar em branco, 2,5% pretendem não votar, 12% não sabem em quem votariam e 8,4% não responderam

3o Cenário para as Eleições 2008 – Prefeito Rio de Janeiro

  1. Wagner Montes a grande surpresa da pesquisa Wagner Montes, PDT (19,8%)
  2. Denise Frossard, PPS (12,7%)
  3. Marcelo Crivella, PRB (11,6%)
  4. Jandira Feghali, PCdoB (8,9%),
  5. Chico Alencar, PSOL (7,1%)
  6. Miro Teixeira, PDT (5,3%)
  7. Coronel Jairo, PSC (1,8%)
  8. Antonio Carlos Biscaia, PT (1,8%)
  9. Chiquinho da Mangueira, PMDB (1,55)
  10. Rubem Medina, DEM (1,4%)
  11. Andréa Gouveia Vieira, PSDB, (0,6%)
9,3% declararam intenção de votar nulo, 0,5% vão votar em branco, 2,5% pretendem não votar, 11,6% não sabem em quem votariam e 8,6% não responderam.

Opinião sobre a pesquisa

Como disse, pesquisa agora significa pouco mas ajuda a escolher os candidatos de cada partido ou aliança. Por exemplo, o PMDB demonstra pouca força para lançar um candidato próprio, mostrando que sua aliança com o Democratas é excelente.

Advertisement

A Frente de Esquerda, formada pelo PC do B, PRB, PDT e outros partidos fica em uma sinuca de bico, Jandira dificilmente apoiaria Crivella, e este dificilmente conseguiria apoiar Jandira. Mas ambos apoiariam uma candidatura de Wagner Montes que teve quase 20% das intenções de voto? Não acredito que isso ocorreria. Mas ele foi o único da tal frente em ficar em primeiro e isso com outro de seu partido em 6o com 5,3% dos votos.

Denise Frossard é outra candidata que demonstra força eleitoral mas isso é, provavelmente, por causa de sua recente candidatura para Governador. Não acho que com pouco tempo de Tv e com a forma de fazer campanha consiga ir para a frente.

Eduardo Paes, que foi recentemente também candidato ao governo do estado e toda a hora aparece na mídia devido à secretaria estadua de esportes e turimo não representou isso em votos, já que seu companheiro de partido, Otávio Leite, não ficou tão atrás dele. Andréa Gouvea é piada com seus 0,6%. É bem capaz de Otávio ser o candidato do PSDB, mostrou ser mais confiável para o partido e, até mesmo, para eleitores do que Paes.

Solange Amaral pode ser a candidata do DEM PT não tem eleitor na capital, se tivesse estaria bem acima de seus 2% com Molon, o PSol de Chico Alencar, chega a 7% no cenário com Wagner Montes. Mas ptistas podem ter o maior ou 2o maior horário eleitoral, o que pode fazer ganhar alguns votos.

O Democratas que será, quase certamente, o partido que levará o candidato para o 2o turno tem candidatos pouco conhecidos, a mais conhecida Solange Amaral está em empate técnico no 1o cenário com Paes e Chico Alencar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pesquisa Ipsos para as eleições para Prefeito do Rio em 2008
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui