Pesquisa mostra aumento de profissionais no mercado imobiliário fluminense

Cidades mais concentram profissionais são a capital fluminense, Niterói e São Gonçalo. As mulheres representam 35% da força desse mercado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O ano de 2023 registrou a formação de mais de 5 mil novos corretores de imóveis no Estado do Rio, que conta com cem mil profissionais, sendo 58.315 deles profissionalmente ativos. As mulheres têm representado uma força importante na corretagem de imóveis, com 35% de participação em dezembro, contra 33%, no início de 2023.

Atualmente, as cidades que mais concentram profissionais são a capital fluminense, Niterói e São Gonçalo.

Segundo Layziane Lima Ramos, conselheira efetiva e delegada da sub-região do Creci-RJ, em Niterói, o mercado imobiliário é, atualmente, o mais promissor da cidade, em razão da forte demanda por imóveis:

“A demanda por moradia tem sido elevada e as construtoras estão apostando nessa região. Um exemplo para constatar esse aquecimento é a dificuldade em encontrar terrenos no centro de Niterói,” explicou Layziane, acrescentando que, a venda de apartamentos da faixa 2 do Minha Casa Minha Vida (MCMV), em São Gonçalo, deu início a uma nova fase em relação ao padrão de lançamentos. “Todo esse movimento é ótimo para o mercado e as incorporadoras têm investido, principalmente em Niterói, em lançamentos de alto padrão”.

Advertisement

A proximidade a locais com belas paisagens naturais, além da estrutura urbana e gastronômica de Niterói têm atraído cada vez mais um público interessado em ter uma boa qualidade de vida e com uma boa margem financeira para investir e gastar.   

“Estamos muito próximos de praias como Camboinhas, Itacoatiara, Piratininga, Itaipu, Icaraí, São Francisco, entre outras. Niterói também oferece uma infraestrutura e gastronomia que eu acho extremamente interessante, sem falar nos parques e a vista para Baía de Guanabara. Quem não gostaria de morar em uma cidade assim?”, pergunta corretora.

De acordo com o Centro de Pesquisa e Análise da Informação do Secovi Rio, o mercado imobiliário de Niterói registrou um forte aquecimento no ano passado, com o metro quadrado valorizando 1,6% e chegando a R$ 6.820,00. O bairro de Camboinhas foi um dos que mais valorizou. Em 2024, o m² do bairro bateu R$ 10.505 – uma variação de 4,2% em relação ao ano passado.

Corretor de imóveis é o único profissional que garante segurança jurídica nas transações imobiliárias

O Corretor de imóveis é formado para assegurar segurança jurídica em todas as etapas das transações imobiliárias. O profissional está capacitado para atuar em atividades, como:  avaliação, captação, locação, compra e venda, leilões e lançamentos.

A atividade é regulamentada por Lei Federal e permite a realização e conclusão do Curso Técnico de Transações Imobiliárias (TTI) ou o Curso Superior de Gestão em Negócios Imobiliários. Após os quais, o profissional pode se inscrever no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (CRECI) do seu Estado.

Informações: Tupi

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pesquisa mostra aumento de profissionais no mercado imobiliário fluminense
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui