De acordo com pesquisa do Instituto Escolhas, as 10 milhões de pessoas atendidas pela Light em 31 municípios do Rio de Janeiro economizariam 26% na conta de luz se as perdas decorrentes das ligações clandestinas, conhecidas como gatos, fossem reduzidas para o nível médio nacional.
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, dia 29 de junho na onepage “Mais da metade do RJ poderia pagar 26% menos na conta de luz”, elaborada pelo Escolhas, em parceria com pesquisadores do GENER/NIMAS – Universidade Federal Fluminense.
“Uma economia de 26% não seria possível nem reduzindo os impostos, nem apagando a luz”, explica Juliana Siqueira-Gay, gerente de projetos do Escolhas e responsável pela pesquisa, ainda em curso.
“Hoje a conta dos ‘gatos’ é paga por todos os consumidores. Se combatermos essas perdas, ajudaria na conta de luz de todo mundo”, defende a gerente de projetos do Escolhas.
Em números absolutos, as perdas decorrentes dos “gatos” na região atendida pela Light chegam a R? 1,9 bilhão mensais, tendo em vista os valores da tarifa média com impostos.
Nao existe almoco gratis,simples assim.Alguem sempre paga a conta e com certeza nao serao os acionistas.
acho que a light chuta forte e erra o gol vergonhosamente. isso é pura estimativa. e cortem os gatos hoje que o preço continuará o mesmo. como o consumo reduziu e ela paga energia das termelétricas, ficará no mesmo.
Kkkkk
Querem que a população fiscalizar por eles e jogam uma isca descarada dessas.
Também foi dito que se pagasse os pelas bagagens, as passagens aéreas seriam reduzidas.
Viva o gato!