De acordo com a 6ª Pesquisa de Avaliação da Gestão Municipal, realizada pelo Instituto Rio21 em parceria com o jornal DIÁRIO DO RIO, a participação política formal dos cariocas nos últimos doze meses tem sido baixa. Apenas 21% dos entrevistados afirmaram ter participado de reuniões com políticos eleitos:
Ao mesmo tempo, apenas 23% disseram ter participado de reuniões com instituições públicas ou órgãos governamentais. Os níveis de participação também foram baixos em outras atividades, como reuniões comunitárias (19%) e Conselhos Municipais (8%):
Entre as pessoas com nível superior incompleto, cerca de 1 em cada 4 cariocas participaram de reuniões com políticos eleitos nos últimos doze meses, sendo o grupo de escolaridade que mais se engajou. Por outro lado, a faixa de escolaridade com menor participação foi a de pessoas com ensino médio incompleto, com apenas 5,5% de participação em reuniões com políticos eleitos.
Esses dados refletem a baixa participação da população carioca em questões políticas e governamentais, evidenciando a necessidade de uma maior conscientização e engajamento também por parte da sociedade civil. A participação da população é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas mais adequadas às necessidades da cidade, bem como para o fortalecimento da democracia.