Novo levantamento da Real Time Big Data identificou a vitória do atual governador Cláudio Castro (PL) em um eventual segundo turno contra o seu principal rival, Marcelo Freixo (PSB). A pesquisa, que foi contratada pela TV Record, ouviu 1.500 pessoas. A sondagem foi realizada de 25 a 26/07 e divulgada nesta 4ª feira (27). A margem de erro é de 3 pontos percentuais em um intervalo de confiança de 95%. As informações são do poder 360.
Segundo o levantamento, Cláudio Castro tem 40% das intenções de voto em um confronto direto, contra 31%, de Marcelo Freixo. Ainda segundo o levantamento, nesse cenário, mais de 1/5 dos cariocas – 21% – têm intenção de anular o voto, e 8% não sabem em quem vão votar.
No confronto entre o atual governador e o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), Cláudio Castro seria reeleito com 42% dos votos, quase o dobro de votos do pedetista, que conquistou 27% da preferencia do eleitorado. A sondagem verificou também a tendência de 23% de brancos e nulos no eleitorado fluminense. Entre os eleitores ouvidos pelos pesquisadores, 8% não decidiram em quem votar ou não responderam.
No cenário onde há um embate entre Marcelo Freixo e Rodrigo Neves, há empate técnico: 34% a 31%, respectivamente. O não voto recebeu um acréscimo de 1 ponto, chegando a 24%, sendo que 11% dos eleitores ainda não souberam dizer em quem votariam.
A sondagem Real Time Big Data identificou um empate técnico entre Castro (30%) e Freixo (24%), no 1º turno. Rodrigo Neves teve somente 9% das intenções de voto. Na lanterna, com apenas 1% das intenções de voto cada um, estão: Paulo Ganime (Novo), Emir Larangeira (PMB), Cyro Garcia (PSTU), e Felipe Santa Cruz (PSD) – confirmado como vice na chapa de Rodrigo Neves. Brancos e nulos somaram 14%. Indecisos ou não responderam, 19%.
Cláudio Castro tem 45% dos votos válidos – excluem os brancos e nulos – Marcelo Freixo 35%.
O atual governador sobe 1 ponto e atinge 31%, no cenário sem a candidatura de Felipe Santa Cruz. Os outros indicadores não sofrem alterações.
Na disputa por uma vaga no Senado Federal pelo Estado, a Real Time Big Data verificou um cenário conturbado, onde aparecem Alessandro Molon (PSB), com 17% das intenções de voto, o senador Romário (PL), e o ex-prefeito do Rio Marcelo Crivella (Republicanos), com 16% e 12%, respectivamente. De acordo com a metodologia da pesquisa, os resultados revelam empate técnico entre os candidatos.
Em seguida, vem Daniel Silveira (PTB), que espera uma decisão sobre a sua elegibilidade, com 9% das intenções. Com 5%, vem o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano (PT), que negocia com Alessandro Molon quem será o nome da chapa Lula-Alckmin no Estado. A deputada federal Clarissa Garotinho (União Brasil) registra 4% das intenções de voto.
Nas últimas posições da disputa por uma vaga no Senado encontram-se: Washington Reis (MDB) e Luciana Boiteux (Psol), com 2% e 1%, respectivamente. Marcelo Itagiba (Avante) e Ivanir dos Santos (PDT), que não pontuaram. Segundo a sondagem, 13% do eleitorado fluminense diz ter a intenção de votar em branco ou nulo, e 21% não sabe em quem votar.
Faltam ótimos candidatos no Rio, a máquina aqui é implacável,não permite.
Mas Freixo não dá pra confiar nem pra síndico, conheci esse daí quando era segundo de Chico e este havia acabado de sair do pt. Fez coisa boa contra milícia mas o pau dele tá imundo por baixo, só limando os inimigos dos amigos.
Dizem as mas linguas que o irmão dele… Não foi bem como dizem não, buraco é mais embaixo
Ninguém merece o doido do poste de luz.