Pesquisa sobre experiência de turismo no Réveillon carioca dará descontos em atrações

Os dados serão coletados por meio de uma pesquisa via QR codes em locais estratégicos. Ao fim da pesquisa, o participante receber vouchers de desconto para usar em atrativos turísticos locais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vista aérea da Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro - Foto: Rafa Pereira/Diário do Rio

A Riotur, em parceria com a Embratur, Smart Tour e Grupo Iter, apresenta uma iniciativa para o acompanhamento do Réveillon no Rio de Janeiro. Por meio do Sistema Especialista Turístico (SET), premiado na categoria Gestão de Dados e Inteligência em Turismo no Prêmio Nacional de Turismo 2023, a Riotur visa transformar a experiência, agendada para ocorrer de 26 de dezembro de 2023 a 5 de janeiro de 2024, em um marco significativo na gestão de grandes eventos.

Os dados serão coletados por meio de QR codes em locais estratégicos, permitindo que os participantes respondam a uma pesquisa rápida (em português e inglês) e recebam em troca vouchers de desconto  para usar em atrativos turísticos locais. Além disso, todos os palcos contarão com um QR Code específico de seu bairro, para que a pesquisa seja segmentada com dados mais específicos. Essa metodologia promove a participação ativa dos visitantes e moradores, impulsionando o turismo local. O monitoramento abrangerá 11 locais significativos, incluindo áreas turísticas tradicionais, além de todos os 11 bairros que terão palcos durante a virada. A inclusão de ícones, como o Bondinho do Pão de Açúcar, com o apoio do Grupo Iter, amplia a abrangência do estudo.

Para ampliar o alcance da pesquisa, o projeto será anunciado em todos os palcos do Réveillon na cidade, pontos turísticos, Postos de Informações Turísticas, hotéis, restaurantes e na orla do Rio. Todos podem participar, independentemente de idade ou se são turistas ou cariocas.

O SET é uma avançada ferramenta de inteligência artificial, projetada para simular o conhecimento e a tomada de decisão de especialistas em turismo. Analisando grandes volumes de dados, fornece insights precisos sobre padrões de fluxo turístico, comportamento dos visitantes e preferências. Ao coletar, analisar e interpretar em tempo real dados sobre as experiências de turistas e residentes, o SET capacita gestores a identificar tendências, resolver problemas e explorar novas oportunidades. Esse sistema possibilita uma compreensão mais profunda dos elementos que impactam a experiência turística, permitindo melhorias significativas em segurança, infraestrutura, atrações culturais e de lazer.

Advertisement

Esta será a primeira vez que o SET será empregado em um megaevento, expandindo seu uso além do monitoramento urbano. O objetivo é obter dados valiosos para aprimorar não apenas a segurança e infraestrutura, mas também a experiência cultural e de lazer na cidade. Para a Riotur, essa abordagem representa uma oportunidade única para as pessoas compartilharem suas perspectivas, contribuindo para um entendimento mais profundo de como o Rio opera, tornando a cidade ainda mais acolhedora e vibrante.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pesquisa sobre experiência de turismo no Réveillon carioca dará descontos em atrações
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui