A Riotur, em parceria com a Embratur, Smart Tour e Grupo Iter, apresenta uma iniciativa para o acompanhamento do Réveillon no Rio de Janeiro. Por meio do Sistema Especialista Turístico (SET), premiado na categoria Gestão de Dados e Inteligência em Turismo no Prêmio Nacional de Turismo 2023, a Riotur visa transformar a experiência, agendada para ocorrer de 26 de dezembro de 2023 a 5 de janeiro de 2024, em um marco significativo na gestão de grandes eventos.
Os dados serão coletados por meio de QR codes em locais estratégicos, permitindo que os participantes respondam a uma pesquisa rápida (em português e inglês) e recebam em troca vouchers de desconto para usar em atrativos turísticos locais. Além disso, todos os palcos contarão com um QR Code específico de seu bairro, para que a pesquisa seja segmentada com dados mais específicos. Essa metodologia promove a participação ativa dos visitantes e moradores, impulsionando o turismo local. O monitoramento abrangerá 11 locais significativos, incluindo áreas turísticas tradicionais, além de todos os 11 bairros que terão palcos durante a virada. A inclusão de ícones, como o Bondinho do Pão de Açúcar, com o apoio do Grupo Iter, amplia a abrangência do estudo.
Para ampliar o alcance da pesquisa, o projeto será anunciado em todos os palcos do Réveillon na cidade, pontos turísticos, Postos de Informações Turísticas, hotéis, restaurantes e na orla do Rio. Todos podem participar, independentemente de idade ou se são turistas ou cariocas.
O SET é uma avançada ferramenta de inteligência artificial, projetada para simular o conhecimento e a tomada de decisão de especialistas em turismo. Analisando grandes volumes de dados, fornece insights precisos sobre padrões de fluxo turístico, comportamento dos visitantes e preferências. Ao coletar, analisar e interpretar em tempo real dados sobre as experiências de turistas e residentes, o SET capacita gestores a identificar tendências, resolver problemas e explorar novas oportunidades. Esse sistema possibilita uma compreensão mais profunda dos elementos que impactam a experiência turística, permitindo melhorias significativas em segurança, infraestrutura, atrações culturais e de lazer.
Esta será a primeira vez que o SET será empregado em um megaevento, expandindo seu uso além do monitoramento urbano. O objetivo é obter dados valiosos para aprimorar não apenas a segurança e infraestrutura, mas também a experiência cultural e de lazer na cidade. Para a Riotur, essa abordagem representa uma oportunidade única para as pessoas compartilharem suas perspectivas, contribuindo para um entendimento mais profundo de como o Rio opera, tornando a cidade ainda mais acolhedora e vibrante.