Pesquisa sobre quilombo da Zona Oeste conquista primeiro lugar em prêmio do Instituto Pereira Passos

O concurso avaliou teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas entre 2019 e 2022 que tiveram o município do Rio de Janeiro ou sua região metropolitana como tema

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Associação Quilombo Camorim

A dissertação de mestrado “Patrimônio Cultural Quilombola: a margem no centro de narrativas, imaginários e representações no Camorim, Rio de Janeiro – RJ”, de autoria do pesquisador Filipe Silva de Pontes, foi contemplada com o primeiro lugar no Prêmio Maurício de Almeida Abreu, concedido pelo Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos – IPP

O concurso avaliou teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas entre 2019 e 2022 que tiveram o município do Rio de Janeiro ou sua região metropolitana como tema.

A dissertação  premiada foi defendida no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRJ, na linha de pesquisa Imagem e Cultura, em janeiro de 2020, sob orientação da Profa. Dra. Carla da Costa Dias (PPGAV/UFRJ). 

A dissertação trata do histórico de ocupação humana na baixada de Jacarepaguá e no Maciço da Pedra Branca, ao longo dos séculos, com ênfase nas formas de expressão culturais e saberes quilombolas. O estudo consiste em etnografia que contou com métodos de investigação-ação participativos. Durante o trabalho de campo, realizado no Quilombo do Camorim, o pesquisador facilitou oficinas de produção de imagens sobre memória coletiva e engajamento comunitário.

Advertisement

A pesquisa teve financiamento do CNPq.  Pontes é pesquisador vinculado ao NAPA – Núcleo de Antropologia, Patrimônio e Arte (UFRJ/CNPq).

A cerimônia de entrega do prêmio será na quinta-feira, dia 22 de dezembro, às 10h, no Palácio da Cidade, rua  São Clemente, 360, Botafogo. O evento é aberto a toda a comunidade. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pesquisa sobre quilombo da Zona Oeste conquista primeiro lugar em prêmio do Instituto Pereira Passos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui